quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dicas de Lisboa para a Veja Rio

A Veja Rio publicou minhas dicas de Lisboa. Aproveite!





A TRAVESSA
É um restaurante pequeno e simpático, com breve e eficiente cardápio de especialidades: porco preto, arraia, touro bravo, veado e bacalhau. No Inverno, se restringe a um pequeno ambiente (como a sala de jantar da tia portuguesa de alguém); no Verão as mesas são espalhadas pelo pátio do Convento... um charme! P.S.: O couvert é uma delícia, com direito ao obrigatório queijo Serra da Estrela e uma compota de cebolas "de matar".
Travessa do Convento das Bernardas, 12
Tel: 213 90 20 34

ALMA
As paredes, piso, mesas e cadeiras branquíssimos desse pequenino bistrô jovem e ultra cool fazem com que o brilho dos pratos se reflita mais intensamente. A cozinha tem forte assinatura oriental. Um vinagrete irretocável regava a salada de camarões e lulinhas salteadas com chili e compota de tomates cereja; linda também era a harmonia entre o bacalhau cozido à perfeição quederretia na boca enquanto escoltava um purê de grão-de-bico com vinagrete de cebola roxa. Por trás do restaurante, o chef Henrique Sá Pessoa, que comanda um programa de gastronomia em rede nacional há 5 anos.
Calçada Marquês de Abrantes, 92/94
Tel: 213 963 527

ASSINATURA [infelizmente o chef Henrique Mouro deixou o restaurante no início deste ano]
Peça o menu degustação, uma poesia que passeia por várias regiões portuguesas, do Algarve ao Alentejo, em harmonia com a carta 100% portuguesa à exceção do Champagne francês. Um dos melhores pratos que já comi foi um polvo cozido por 2 horas, lentamente, com perfume delicadíssimo de ananás e batata doce; mas pensando bem, acho que foi o enxaréu (peixe dos Açores) com creme de milho doce, xuxu e vôngoles; ou a arrozada de rabada de touro bravo assado por três ou horas; ou... ou...
Rua do Vale de Pereiro, 19
Tel: 213 867 696

BOCCA (fechado em julho de 2012)
O ambiente é puro charme, distribuído em 3 salões claros, com conforto e modernidade na medida. A cozinha aparente é o palco da qual jorram pratos inesquecíveis como a sardinha regada com gaspacho, com pseudo-carvão (uma espécie de crumble feito com tinta de choco defumada), inspirada nas sardinhas do Algarve. O tartare de carne vem com sorbet de hortelã e cubos levíssimosfeitos de gema de ovo que se derrete na boca. Recomendo fortemente a sobremesa feita com sorvete de limão e limõezinhos confit, sobre crumble, biscoito decanela e creme de arroz doce derramado sobre tudo isso. Ai, ai...
Rua Rodrigo da Fonseca 87 
213 808 383

CANTINHO DO AVILLEZ
José Avillez já passou pelas cozinhas de Ducasse e Adrià e conquistou uma estrela Michelin para o Tavares em apenas dois anos.  Seu vôo solo, o “Cantinho”, é simples e traz salão espartano,  cadeiras díspares e ambiente de bistrô cool, priorizando a procedência e valorização de cada ingrediente em preparações simples. Uma pedida certa é a santola em creme frio com torradinha ao molho tártaro, ou a panelinha de vieiras escocesas com cogumelos, aspargos e batatas-doces orgânicas de Aljezur, no Algarve.
Rua dos Duques de Bragança, 7
Tel: 211 992 369

PIZZARIA CASANOVA
Fica ao lado do Bica do Sapato. É simplérrima, ótima para famílias e super “cool”. A pizza (como eu gosto, fininha e crocante) é considerada a melhor de Lisboa.
Avenida Infante Dom Henrique, Cais da Pedra – Armazém 7, loja B
Tel: 218 877 532

OLIVIER AVENIDA
No almoço, engravatados e clima de big bucks. No jantar, a beautiful people lisboeta. Nesse espaço paralelo à Avenida Liberdade, mais um empreendimento com a grife Olivier  (do mesmo proprietário dos já famosos Olivier, Yakuza e também do Guilty, em que os garçons dançam sobre as mesas). O cardápio é de “novos” clássicos como salada Caesar e tartare de carne.
Hotel Tivoli Jardim
Rua Júlio César Machado, nº 7
Tel: 21 317 4105

SEA ME
Reinventando a tradicional marisqueira, num ambiente moderno e espaçoso, é misto de peixaria, sushi bar, bar de ostras e todas as brumas que sopra omar! No menu, ostras da Ria Formosa e outras do Rio Sado; um balcão de peixes fresquíssimos, grelhados ou assados; sushis de choco, carapau ou vieiras; uma estupeta (ou barriga) de atum;  ou o delicioso lingueirão. Mas imbatíveis mesmo são os peixes frescos e crustáceos, que podem ser admirados de perto no limpíssimo viveiro no subsolo.
Rua do Loreto, 21
Tel: 213 461 564  

TASCA DA ESQUINA
De hambúrguer de atum até uma versão de gaspacho feito com maçãs assadas, o Tasca atrai famílias que reconhecem os pratos rápidos e populares, mas os recebem com um “twist”. O conceito é fácil e despojado, com jeitinho de bistrô moderno. A melhor pedida são os menus degustação, que podem ser acompanhados com o vinho da casa. Aliás, quando digo “vinho da casa” não me refiro ao vinho simples que é servido em pichets, como na França, e sim ao rótulo próprio feito em parceria com uma grande vinícola.
Rua Domingos Sequeira, 41
Tel: 210 993 939

TASQUINHA D’ADELAIDE
O melhor da cozinha tradicional de Lisboa. A Tasca, que deve ter uma das cozinhas mais acanhadas de Portugal, faz milagres e despeja pratos tradicionais como polvo a lagareiro, paleta de cordeiro e bacalhau divinos! São apenas 26 lugares.
[como boa tasca, não tem site...]
Rua do Patrocínio, 72
Campo de Ourique
213 962 239

Nenhum comentário:

Postar um comentário