quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Inspiração e Aspirações - Milos, Nova Iorque


Vocês se lembram de 1997? Eu me lembro perfeitamente.

Em 1997 perdi meu pai.
Em 1997 ganhei um filho.
Em 1997 estava absolutamente decidida a abrir um restaurante.

Também naquele ano inaugurava em Nova Iorque um restaurante grego que estava na contramão de tudo que havia até então. E o que havia? A moda era abusar de manteiga; o peixe era sempre salmão; molhos pesados eram apresentados em um milhão de versões; e a (con)fusão de sabores reinava no prato. A decoração em voga abusava de pisos sintéticos e cores vibrantes, e as luminárias de ferro pintado ziguezagueavam por teto e paredes. 

Quando entrei no imenso salão branco e amplo, com pé direito alto, paredes limpas, vigas à mostra e cozinha aberta ao fundo, percebi a genialidade irritante do conceito: o MILOS estava uns 10 anos adiante de sua época, com uma proposta de 2.000 anos atrás.

Respeito aos ingredientes, peixes fresquíssimos, azeite extra-virgem e uso abundante de legumes e verduras são a base da cozinha milenar grega e é tudo que mais aprecio e respeito em termos gastronômicos. Hoje isso é lugar comum, mas na época simplicidade era sinônimo de falta de sabor, criatividade e técnica.

Apesar da desafetação, o pé direito alto, os belos pratos e copos, cadeiras confortáveis e mesas amplas conferiam a elegância novaiorquina. 

Voltei inúmeras vezes nestes 14 anos e não canso de me encantar. O serviço esquenta qualquer frio norte americano de tão simpático e caloroso, e os pratos são de uma simplicidade espartana incapaz de esconder qualquer erro de cocção ou ingrediente duvidoso.

Uma boa regada de extra-virgem escolta pães e pratos.
Pasta de favas com cebola roxa.
Sardinhas gordas grelhadas.
A divina salada de queijo feta (o legítimo),
com tomates, pimentões, azeitonas Kalamata e pepinos
.
Um Red Snapper (o nosso Vermelho) absolutamente divino.
Fiz a anotação mental de dispensar as alcaparras
que o acompanham na próxima.
Para os que não querem peixe, como meu companheiro
de mesa, um belo naco de Red Angus faz qualquer um sorrir.
Haricots Verts.
O denso iogurte grego de cabra, totalmente artesanal, 
com mel aromatizado com tomilho de Kythera.
Karidopita, o tradicional bolo grego de nozes e canela,
"americanizado" com uma bola de sorvete
.

Saí de lá com um sorriso 14 anos mais jovem que esse e a certeza de que abriria um restaurante simples, para que fosse longevo. 

Vocês se lembram de 1998?
Eu me lembro perfeitamente.
Foi o ano em que abri o Bazzar.

MILOS ESTIATORIO
www.milos.ca/en/newyork
125 West 55th Street (entre a 6a. e a 7a. avenidas)
Nova Iorque, NY
Tel: 212.245.7400

5 comentários:

  1. Interessante seu artigo. Na culinária japonesa, a simplicidade de seus pratos, sempre voltados para o arroz,peixes,frutos do mar e das bases do Dashi e Shoyu, sem aquela excesso de temperos que, creio, teimosamente se mantém nas cozinhas mediterrâneas. A idéia da simplicidade é exatamente manter o sabor original do alimento e condimenta-lo somente o necessário. O shoyu, no Japão, é como um sal; o dashi, caldo de peixe (katsuobushi) é base de sopas claras ou encorpadas; hortaliças a vontade e temperos com muita, muita parcimônia para não estragar a textura original do alimento. O que não concordo é com a americanização.Para franceses e japoneses, os americanos gostam mesmo das "comidas sintéticas" recheadas de creams cheeses e ketchups.

    ResponderExcluir
  2. Delícia de texto, lindas fotos, inclusive a última, da autora do post. Adorei. O blog está cada vez melhor, em termos de textos, fotos e humor. Beijão!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. mesmo com ingredientes não tão legítimos, vou fazer a salada que me pareceu deliciosa. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que bom, Ivana! Aliás, acho que farei o mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Cristiana , sua crônica -esse é o termo adequado- é atemporal , como a excelência do Milos , onde estive há menos de 15 dias ! E o seu sonho de 1997 é uma perene realidade com tendência a se eternizar !Alias , esses 14 anos que fizeram muito bem : está linda e simpática como sempre ! Beijos !

    ResponderExcluir