quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Desvendando estrelas - L´arôme, Paris

Imersa em divagações usualmente encontradas no fundo de um copo de vinho, me perguntava por que as estrelas são o ícone mais apropriado para conferir a excelência de restaurantes de qualidade. A resposta eu tive em Paris, numa noite de janeiro.

Já tinha ouvido falar, aqui e ali, sobre o restaurante L´Arôme, no 8º arrondissement. Sempre recebi com desconfiança recomendações do tal “triângulo de ouro”, repleto de armadilhas para turistas, e decidi entrar devidamente “armada” com meu olhar preferido: o excessivamente crítico.


Apesar da elegância austera do salão, uma luminária de Murano, com inspiração e penduricalhos deslocadamente orientais teimava em me encarar. A luz fria da cozinha aparente também me incomodou. Nada muito feio, tampouco bonito, mas meu olhar continuava implacável.

Embalada pelo primeiro gole de um delicioso champagne rosé, comecei a admirar os detalhes: belos pratos e copos, retângulos de manteiga defumada do craque Bordier, e fatias sedutoras de presunto Pata Negra de Salamanca instigavam o apetite.


O maître, muito gentil, apresentou o menu degustação diante do olhar atento do dono. E, por falar no dono... Já tinha lido sobre Eric Martins, ex-Guy Savoy, ex-Lucas Carton, entre outras casas de peso, mas não tinha prestado atenção ao seu sobrenome. Não, não é Martin, como se esperaria de um francês: é Martins. Com um discreto sorriso, após meu óbvio interesse nos pratos, Eric se aproxima e entabula uma conversa no mais perfeito português, sua segunda língua.


Em seguida, conheço o sommelier, Renaud Laurent, que com muita objetividade investiga minhas preferências e recomenda um vinho de ótimo custo-benefício. Voilá! Isso é que eu chamo de sommelier; nada de rótulos muito badalados e preços exorbitantes. Pequenos produtores, castas originais e preços condizentes.

Começa o show do chef Thomas Boullault:

O amuse bouche consistia de camarões empanados em farinha japonesa, com espuma de crustáceos e especiarias e toque de limão siciliano. O perfume e a apresentação eram tão lindos que a boca foi mais rápida do que a câmera.

Caranguejo bretão com abacate haas e
gotas de manga e maracujá.
As bolinhas de sêmola típicas da Sardenha chamadas de
fregola sarda, são preparadas como um risotto,
acompanhando gordas vieiras coroadas
com trufas negras e espuma de parmesão envelhecido.
Chorei.
Robalo selvagem ao perfume de laranjas sangüíneas
 sobre trigo bulgur com pesto de coentro.
Delicadeza e equilíbrio.
Foie gras com gomos de grapefruit rosa,
em salada de ervas com óleo de argania (árvore marroquina) 

e lasquinhas estaladiças
de chocolate amargo. Indescritível.
Risotto de vôngoles com espuma de parmesão.
Etéreo.
Infelizmente não anotei a descrição do prato abaixo. Carreguei com orgulho o cardápio assinado pelo chef e provavelmente o encontrarei na arrumação anual de minhas anotações de viagem. Falha imperdoável, mas a imagem fala por si.





O prato de queijos era uma poesia: 
Reblochon, Livarot, Camembert, Fourme d´Ambert, 
Selles-Sur-Cher, Saint Nectaire, Pont L´évêque 
e Vacherin Mont D´Or. Ainda mais
divinos com o delicioso vinho de sobremesa dos Pirineus.



Assim como as estrelas nascem nas nebulosas, os restaurantes nascem em meio a dúvidas quanto a sua proposta, longevidade, qualidade e público.

A explosão de sabores da noite certamente equivale ao momento em que a nebulosa se contrai, a força gravitacional aumenta e a temperatura começa a subir. A sensação ao fim do jantar era divina, celeste, estelar.

Não sabia, antes de entrar, que o restaurante havia sido premiado. Nasceu em mim uma estrela, assim como no inspetor do Guia Michelin que, após uma noite como a minha, concedeu ao  L´Arôme o ícone perfeito de um restaurante de sucesso.

L´ARÔME
www.larome.fr
3 rue Saint-Philippe du Roule
75008 Paris
Tel. 33.1.42.25.55.98


3 comentários:

  1. Nunca vi a tal da foto que vale mil palavras. Mas há as mil palavras que valem o retrato completo. Depende de quem as escreve. Esta, nítida, intensa, evocativa, provocativa. Mais do que cor, tem coloratura de uma soprano nada mezzo. Eu vou.

    ResponderExcluir
  2. o post esta lindo, mas o restaurant não é lá essas maravilhas.
    acho que nao merecia estrelas nenhuma....
    reginacerucci

    ResponderExcluir
  3. Gostas de poesia?
    http://psixani.blogspot.com/
    Estejas certa de que comentários ou sugestões seráo bem recebidos. By!

    ResponderExcluir