quarta-feira, 27 de abril de 2011

O elixir da juventude - Les Juvéniles, Paris



Qual seria a receita para a juventude? 
Alegria? Amizades? Viagens? Comida? Prazer?
Para um pouco disso tudo só embarcando, como eu, numa viagem a Paris com três grandes amigas. A receita é simples: misture bem todos os ingredientes e adicione os efeitos antioxidantes do melhor elixir que conheço: uma bela taça de vinho. E a fórmula mágica se completa no animado “Les Juvéniles”, bar de vinhos parisiense pra ninguém botar defeito.


O ambiente é de fato um corredor apertado, onde mal se pode sentar entre as caixas de vinhos, o ventilador, um bizarro painel feito com rolhas e os desenhos de inspiração “picasseana”. O segredo do sucesso está na bagunça e na proximidade das garrafas. Com o teor etílico em alta, posso jurar que ouvi uma ou outra sussurrar: “agora é minha vez”.


Com o elixir em mãos, você nem liga para as trapalhadas da francesinha, versão feminina do Tintim, com sua camiseta de riscos azuis, laçinho de fita no cabelo louríssimo e lábios marcadamente vermelhos.

Nada no cardápio é rebuscado. O lema é rusticidade com sabor. Fingi que não vi o haggis (coração, pulmão e rins de ovelha) fruto do saudosismo de Timothy Johnston, o dono do bar e obviamente escocês. Ao contrário, pedimos garrafas e mais e mais garrafas do líquido mágico pra regar “descomplicâncias” como um crostini de presunto cru com pesto de parmiggiano e ervas, tapenade de azeitonas pretas e berinjela e ainda o carpaccio de carne sêca com corações de alcachofra. .




São mais de 15 vinhos em copo, todos de excelente qualidade, selecionados diariamente da vasta adega com foco no Rhône, mas com ótimos exemplares do mundo inteiro.



O clima é descontraído e cult, os vinhos afinados e a freqüência, uma delícia. Seguindo a receita à risca, rimei com o lugar: entrei “balzaca” e saí deliberadamente... juvenil.

LES JUVÉNILES
47, Rue de Richelieu
Tel.: 01 42 97 46 49
Fechado aos domingos e às segundas no almoço.
Fechado também por 15 dias em agosto.

6 comentários:

  1. Oi Cristiana,

    adorei o post.
    Tem recomendações de restauarantes para Madrid e Barcelona?
    Bjs

    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Henrique, as dicas de Madri e Barcelona estão bem atuais ainda, porque estive lá no ano passado, mas vou repassar o caderninho preto, para quem sempre perco a corrida e ver o que posso ter deixado pra trás. Um beijo. E vc vai quando?

    ResponderExcluir
  3. agora entendi porque mami voltou com menos rugas... Quando eu crescer quero ser igual a vocês! Estou com pimpolhos no brasil, em breve faremos uma aparição (nada tranquila) pelo bazzar!

    ResponderExcluir
  4. Que lindaaa! Tô doida pra ver as crianças. A propaganda de "mâmi" é uma coisa incrível. Aliás, ela é sucesso, em Paris ou no Brasil! Juvenil, juvenil!

    ResponderExcluir
  5. Me senti lá ao seu lado... rsrssrsrss
    Passei por situação parecida agora e também me sinto bem mais jovem!!! Bjks

    ResponderExcluir
  6. Alegria, alegria! Receita perfeita para um fim de tarde impecável ao lado de amigas lindas, inteligentes, interessantes - guiadas pela Cris, que nos leva a experimentar a juventude eterna, Juvenil, Juvenil, não volto à Paris sem reprisar essa experiência. Beijos e saudades muitas, Pat.

    ResponderExcluir