segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Only the strong survive! - Morimoto, Nova Iorque

O bairro de Chelsea, também chamado de Manhattan West, tornou-se uma espécie de ímã para os “foodies”. Lá se instalou o Chelsea Market, que abriga uma série de restaurantes além de um mercado de hortifrutigranjeiros. No mesmo local são filmados os episódios de Iron Chef, programa em que chefs renomados são desafiados a cozinhar um determinado “tema” para uma banca de jurados.

O delicioso bar no subsolo.
Como o programa original é japonês, um dos primeiros Iron Chefs convidados a “referendar” a versão americana foi o craque Masaharu Morimoto, nascido em Hiroshima, no Japão. Não à toa, seu restaurante de mesmo nome funciona logo ao lado.

O Morimoto não é novo, mas sua qualidade é sempre consistente, como acabamos de testar. E a melhor maneira de tirar o máximo de sua visita é provar o Menu Degustação OMAKASE.

Tartare de torô. Detalhe da delicada frutinha japonesa para limpar a boca à esquerda.
Começamos com uma plaquinha de madeira linda com tartare de “toro” (a barriga do atum gordo) com raiz forte, creme azedo, purê de algas, cebolinhas, abacate e crocantes de arroz. Uma poesia. Em seguida, o fluke (parece um linguado ou solha) com cogumelos gigantes e molho de óleo de gergelim e shoyu. Depois, uma salada de maçã com aipo finíssimo em vinagrete de limão siciliano, espuma de endro e salmão selvagem “sakai” do Pacífico. Um dos mais delicados foi o prato de ostras no vapor com foie-gras, com molho de ouriço e teriyaki. Depois uma tábua de sushis, de enguia, atum, golden snapper (primo do pargo) e mackerel (da família da cavala). E ainda (ufa!) um wagyu com batata doce e moho adocicado de shoyo com uma cavaquinha com garam masala e crème fraiche.

Ostras no vapor com foie gras e molho de uni e teriyaki
Se você quer uma refeição ideal, escolha um dos deliciosos saquês da carta para acompanhá-la. Destaco o saquê da casa, vindo da fábrica de Morimoto no Japão. Delicioso, leve e muito frutado. Um bom saquê em nada se assemelha àqueles fabricados no Brasil, fortíssimos e sem nenhum sabor.

Wagyu e Lagosta com Garam Masala

Havia uma sobremesa incluída no meu OMAKASE, mas não pude deixar de ficar de olho na dos companheiros de mesa que lambiam os beiços com o delicioso petit gâteau com pipoca de caramelo que fecha este post.


Além dessas e outras tentações, a casa tem uma das iguarias japonesas mais disputadas: o fugu, peixe “primo” do nosso baiacu. Só chefs com licença especial podem preparar o fugu no Japão, pois seu fígado contém uma toxina 1200 vezes mais forte que o cianureto. Se preparado de forma errada, os músculos do comensal congelam e ele, naturalmente... morre! A guloseima é servida aos corajosos de outubro a março. Será que foi por isso que estive por lá em julho?

Petit Gâteau de Chocolate com sorvete de baunilha e pipoca de caramelo
Kampai!

MORIMOTO NYC
88, 10th Avenue - Nova Iorque
NY 10011-4721
tel.: (212) 989-8883

2 comentários:

  1. Olá,
    esses seus posts de NYC são um verdadeiro "Mapa ao Tesouro" para a minha próxima viagem à Manhattan.
    Estive hospedado no Chelsea, na 22nd street com 8th avenue, ano passado, durante 18 dias - perto do West Village, perto Meatpacking District... Melhor lugar não há.
    2 dúvidas:
    1) o peixe se chama fluke mesmo? Ou é flake?
    2)Wagyu é o gado japonês que proporciona o Kobe beef, correto?
    Parabéns pelo blog e pelo post que me trouxe boas memórias... Recomendo o Charles Restaurant na Charles Street (West Village) - restaurante polêmico com reservas só por email!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Henrique! Que bom que está curtindo os posts. O peixe se chama fluke mesmo. É um parente do linguado e da solha brasileiros, de carne branca e macia. O Wagyu é o "boi da cara preta" japonês, que recebe massagens diariamente e toma 3 litros de cerveja! Resultado, a gordura se entranha na carne como um mármore e a deixa hiper macia. É hoje a carne mais cara que existe, mas vale a pena. Vou visitar, sem dúvida o Charles Restaurant. Obrigadíssima! bjs

    ResponderExcluir