sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Por quem os chefs (se) dobram - Blue Ribbon Bakery, Nova Iorque

Em toda a cidade há um restaurante que parece ter sido concebido sob medida para “chefs” de cozinha. Como reconhecê-los? Ficam abertos até altas horas da madrugada, pois os cozinheiros só chegam depois de encerrado o turno do jantar; servem comida despretensiosa, mas perfeitamente executada; têm ambiente despojado para que todos possam chegar com suas mochilas (usualmente cheias de facas, tamancos e jaquetas imundas ao fim do dia) além de vasta seleção de bebidas alcoólicas destinadas a domar os espíritos agitados pelos atropelos e acidentes cotidianos.

Assim é o BLUE RIBBON BAKERY, onde se pode avistar no salão aqueles que se escondem atrás dos fogões das melhores cozinhas do West Village.

Coisas simples como um alho assado com ervas são capazes de me fazer gemer de alegria, e o cardápio é cheio delas: uma tradicional salada verde com queijo de cabra, tomates assados e macios, steaks tartare ou um bom coquetel de camarão. E ainda nos clássicos franceses, rillettes e patês.

Arrematamos um robalo delicioso com lentilhas e “squash” (abóbora-cheirosa); um salmão perfeito com purê de batatas, aspargos e molho de mostarda; uma truta com cogumelos, bacon e vagem e ainda um frango empanado com a melhor farinha possível (estamos numa padaria, afinal) com purê de batatas e gravy (caldo do próprio frango). As sobremesas também fazem a linha básica como crème brûlée, banana split e profiteroles.

A carta de vinhos é curta, mas excelente, assim como a seleção de cervejas.

No térreo, 14 mesas de madeira sem qualquer adorno compõem o ambiente espartano. A surpresa se dá na ida aos banheiros. No subsolo, pequenos ambientes cercados de tijolos à luz de velas precedem a enorme padaria. De lá saem delícias que abastecem não somente o farto cardápio de sanduíches da casa, como também os restaurantes da vizinhança.


Vá lá que é bom. Palavra de chef!

BLUE RIBBON BAKERY
www.blueribbonrestaurants.com/rests_bakery_main.htm
35, Downing Street
West Village - Nova Iorque
(212)337.0404

2 comentários:

  1. Hummmm seu post me lembra o tempo que morei na escola de turismo do Estoril. E meu melhor amigo o cozinheiro . E ele fazia justamente cozinhar depois do "trabalho" .... fantastico...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ivonesio!
    É isso aí. A "tribo" se comporta da mesma forma em qualquer lugar!

    ResponderExcluir