domingo, 7 de fevereiro de 2010

Restaurante Diverxo, em Madri

E viva a DiverXidade! O restaurante de cozinha originalíssima, que ostenta uma estrela do Guia Michelin, tem linha gastronômica um tanto inexplicável: prioriza os produtos espanhóis, mas tem toques orientais, principalmente chineses e japoneses. Dá certo? Certíssimo!

O ambiente diz tudo. É um templo gastronômico e não um local para ver e ser visto. O restaurante tem 30 lugares distribuídos mais que confortavelmente por poucas e grandes mesas. O cardápio muda ao sabor do mercado e há apenas 2 funcionários no salão: uma simpática hostess bilíngüe (esposa do chef) que explica detalhadamente todos os pratos, e um jovem e compenetrado sommelier. O chef David Muñoz passou pelo Hakassan e pelo Nobu de Londres, belíssimas casas orientais sem dúvida responsáveis pelo “sotaque” de sua cozinha.

Fica claro que, apesar da interessante arquitetura contemporânea e minimalista, cheia de concreto e muito preto, a intenção é valorizar a experiência do paladar. Honestamente, devo dizer que em raríssimas vezes tive a oportunidade de comer tão bem. Os pratos que, quando descritos, pareciam prenunciar um desastre, na boca eram de uma delicadeza tão surpreendente que não cessavam de me emocionar.

O Diverxo também tem 3 estrelas no Guia Metropoli 2010 e também é um dos 101 restaurantes madrilenhos selecionados por Luis Cepeda, cronista gastronômico do El País, para constar de seu respeitado Guia Madrid a La Carta.

Há apenas três modalidades de cardápio a escolher: um menu executivo (aprox 45 euros), um menu degustação de 3 pratos e 1 sobremesa (aprox.60 euros) e outro de 6 pratos e duas sobremesas (100 euros). Eu pergunto: qual foi a minha pedida?

Vamos à comilança:

1. Mexilhão tigre “estilo fusion” com escabeche de lima kéfir, sofrito (molho à base de tomate, azeite e alho) e pimentas com ovas de peixe voador;
2. Dim Sum negro de lula acebolada com tutano, recheado com guizado chinês de lulas, tutano e crocante de arroz. Ao lado, copinho de chá verde aromatizado com côco (uma delícia);
3. Ovos recheados com morcilla, pés e orelhas de porco e gema de ovos de codorniz acompanhado de orelha de porco crocante com molho acridoce picante. Escoltando, um chá verde aromatizado com lima japonesa;
4. Txangurro (um espetáculo de caranguejo de casca macia) com chili e pão de manteiga tostada;
5. Camarões mediterrâneos fritos ao contrário (são literalmente virados do avesso e viram uma espécie de carpaccio) com yuzu, soja e maionese quente;
6. Tamboril glaceado com aspargos na manteiga tostada com yuzu, chips de raiz de flor de lótus e gergelim negro;
7. Vaca vermelha galega com molho canário nikkei (molho picante das ilhas Canárias com sotaque japonês), cogumelos e purê de couve-flor;
8. Toucinho do céu de manga com pimenta rosa, coalhada de côco com sorvete de gengibre e coentro. (esse, eu juro, é uma das coisas mais gostosas que já comi)
9. Caramelo de chocolate com chá verde e trufas negras.

Pra quem ama comer, uma experiência imprescindível. E a carta traz rótulos de vanguarda a bons preços. Corretíssima, sem exageros.

RESTAURANTE DIVERXO
Calle Pensamiento, 28
28020 Madri
Tel: 915 700 766
De 14:00hs às 15:30hs e de 21:00hs às 23:30hs
Fecha às segundas e domingos

7 comentários:

  1. Desculpe a ignorância, mas o que seria um caramelo de chocolate? Eu sempre achei que, ou é caramelo ou é chocolate!
    bjs
    GK

    ResponderExcluir
  2. Verdade, verdade... mas assim era a descrição. Era como uma "bala-puxa" de chocolate. Muy buena. Verdad.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e isso conta como sobremesa? Malandrinhos esses espanhóis...

    ResponderExcluir
  4. Os espanhois chamam genericamente qualquer bala de "caramelo", daí a confusao. De qualquer forma, acho que essa balinha era mais um agrado que uma sobremesa - representada por esse toucinho e essa coalhada que me deixaram com água na boca. Delícia de relato.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,

    vi esse seu post domingo e hj fui almocar no Diverxo. Consegui uma reserva - nao sei se eh verdade - pra hj devido a um cancelamento de ultima hora... Depois tentei transferir para amnha e me foi dito que o restaurante esta lotado durante a semana. Fui no menu express (menorzinho), infelizmente! Mas foi divino. Obrigado pela dica.
    Amanha tem mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Estranhamente só vi esse comentário agora, Henrique! Ia postar novamente o restaurante no Facebook e te li. Que bom que gostou. não é uma loucura?

    ResponderExcluir