domingo, 10 de janeiro de 2010

Aprendendo História e outras estórias nos restaurantes de Madri - Botín, Lhardy, Kitchen Stories - Madri

Adoro os Centros de qualquer cidade européia. Guardam em suas entranhas lugares que sobreviveram ao tempo e ainda acolhem os desbravadores, que escrevem uma nova história sem desprezar as raízes.

Programa imperdível é o BOTÍN, o restaurante mais antigo do mundo (recorde registrado no Guiness em conjunto com a casa D´Viiff Vlieghen - Cinco Moscas - em Amsterdam). O restaurante, fundado em 1725 é o maior consumidor individual de leitõezinhos do mundo; são 20.000 porquinhos anuais!! Natural, portanto, que eu guardasse meu apetite para um deles.

Na seção “tapeo”, as morcillas de Burgos (lingüiças de sangue cozidas com grãozinhos de arroz) são indispensáveis. Minha filha de 6 anos gostou tanto que considerou dispensável, também, a mastigação das pobres morcillas que eram devoradas sem piedade.

O ambiente é fantástico: pequenino e apertado, cheio de salinhas e escadas com degraus que mal comportam os pés atuais. Com sorte você encontra lugar na adega, no subsolo. O clima é ímpar.

O cardápio é muito simples e bem tradicional. Não espere comida leve, mas pratos parrudos de outrora que resistiram ao tempo e, portanto, evoluiram à perfeição. Deliciosa é a sopa de alho com ovos ou o afamado leitão que, ao contrário do nosso “à pururuca”, cuja pele é “pipocada” e crocante, tem sua pele “laqueada”, ou seja, crocante mas lisinha. Por dentro desmancha na boca... tenro, macio, divino.


Outra viagem no tempo é uma visita ao LHARDY, fundado em 1839. Foi o precursor espanhol daquilo que conhecemos hoje em dia como “restaurante”. Explico: foi o primeiro a ter mesas separadas como alternativa às mesas comuns das tabernas de então. Ali também se instituiu o cardápio escrito e o menu a preços fixos, quando na época se recitava o cardápio do dia em viva voz e se ajustava o preço do prato entre o paroquiano e o taberneiro. Também foi o primeiro local da Espanha a permitir que mulheres fizessem refeições sozinhas.

O local é repleto de estórias famosas. Dizem que Isabel II escapou uma noite do palácio com suas damas de companhia só para conhecer o badalado restaurante. O ambiente, composto de várias salas, guarda um quê de realeza e era o ponto de encontro da aristocracia da época. A madeira da fachada foi importada de Cuba.

Na entrada, uma loja com alguns sucessos da casa: caças recheadas, os tradicionais presuntos ibéricos, anchovas, chorizos e frutos-do-mar. No restaurante, várias salas se sucedem com decorações distintas. A Isabellina é a maior e também a sala original do restaurante. As demais são igualmente adoráveis e algumas conservam o papel de parede da época. Famosos são o seu cocido madrileño e os deliciocos souflées. O caldo servido desde a inauguração em utensílios de prata manteve a pose e é sucesso até hoje. Enfim, programa imperdível. Uma verdadeira aula de História.

Já na ponta contemporânea, há o adorável KITCHEN STORIES, restaurante com perfume cosmopolita, decoração branca minimalista e sucessos “globais” no cardápio, como risotto de cogumelos, steak tartar e fish & chips. Da janela se avista a Cidade Velha e nos damos conta do contraste entre os garçons “descolados” do interior e o perfume dos leitõezinhos do Botín algumas casas rua abaixo. Realmente a gastronomia é um ingrediente cultural subestimado. Não canso de comer História... Nem de passar aqui pra contar.
BOTÍN
http://www.botin.es/
Calle de los Cuchilleros, 17
28005 Madri, Espanha
91 366 42 17

LHARDY
Carrera de San Jerónimo, 8
28014 Madri, Espanha
91 521 33 85

KITCHEN STORIES
Calle de los Cuchilleros, 3
28005 Madri, Espanha
913 66 97 71



2 comentários:

  1. Cara Cristiana, você tem realmente o dom de escolher, entre tantas alternativas que sem dúvida existem, aquelas mais interessantes e representativas. Seus comentários são deliciosos, assim como os lugares que indica. Sou seu fã!

    ResponderExcluir
  2. Concordo e assino embaixo! :P
    bjs,
    Gustavo.

    ResponderExcluir