terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Prove um pouquinho do Mundo aqui! - Foodstores, Londres

Já falei aqui da fantástica LA FROMAGERIE, considerada a melhor casa de queijos da Europa. Mais do que restaurantes, adoro esbarrar nas diversas FOODSTORES e CAFÉS de Londres. Aqui vão algumas das minhas paradas preferidas, onde se pode provar os sabores do Mundo a preços acessíveis:

COMPTOIR GASCON (FOODSTORE & CAFÉ)
61, Charterhouse Street, EC1M 6HJ
Tel. 020 7608 0851
A loja é uma mistura de padaria, deli, brasserie e café. Os donos são da Gasconha (sudoeste da França) e procuraram reproduzir um clima de campo, usando muita madeira, tons em terracotta e formas orgânicas. Ideal para tomar uma taça de vinho acompanhando um foie gras, a especilidade da casa. Fica perto do mercado de Smithfield.
Preço: em torno de 15 libras por pessoa (sem foie gras).

MINAMOTO KITCHOAN (FOODSTORE)
44 Piccadilly
Tel. 020 7437 3135
A loja pequenina e profunda e os doces primorosamente expostos na vitrine são um convite a pegar o primeiro vôo direto para o Japão. Experimente o KURIHOKA, divino doce de castanhas doces no vapor envolto em pasta de feijão (no Japão, o feijão sempre é doce) ou ainda o delicioso HAKUUNNO-HOTORI, uma pasta de leite condensado e feijões brancos em crepe japonês.
Preço: cada doce custa em torno de 2 libras

SPICE SHOP (FOODSTORE):
Blenheim Crescent
London W11 2EE
Tel. 0207 221 4448
Estávamos em Notting Hill em busca das últimas publicações da deliciosa Books for Cooks (4, Blenheim Crescent) e demos com a cara na porta. Não se assuste! São apenas férias de agosto. Não seria de outro modo que notaríamos a pequena porta do outro lado da rua, com saquinhos amarelinhos amontoados. Foi assim que descobrimos a Spice Shop, de Birgit Erath. Birgit viaja 3 vezes por ano pelo mundo, principalmente para o Oriente, em busca de temperos exóticos e novas misturas. Na loja há chillies, ervas, curries, óleos essenciais e sais interessantíssimos, como um curry do Yêmen, vários tipos de Ras el Hanout (a mistura marroquina de especiarias) e por aí vai...

CARLUCCIO´S (FOODSTORE & RESTAURANTE)
ITALIANO. A completíssima rede, totalmente kid-friendly, com farta delicatessen de produtos de marca própria e restaurante animado, é tiro certo a qualquer hora do dia. Os pratos são corretos e bem servidos e o serviço é atenciosíssimo.
Preço: 15 a 20 libras por pessoa.

ORRERY EPICERIE (FOODSTORE & CAFÉ)
55-57 Marylebone High Street
Tel. 020 7616 8036
Antes de conferir as novidades do arquiteto Terence Conran na loja ao lado, faça uma parada estratégica na Orrery Epicerie para sanduíches e cafezinho. A charmosa esquina de Marylebone High Street e Bermond convida a folhear um livro e ver Londres passar, tomando um chá da tarde num dos bancos altos colados à vitrine,...
*o restaurante Orrery fica no andar de cima e tem 1 estrela no Guide Michelin.
Preço (epicerie): em torno de 15 libras por pessoa.

VILLANDRY (FOODSTORE, BAR & RESTAURANTE)
170 Great Portland Street W1W 5QB
Tel. 020 7631 3131
A entrada pela delicatessen é charmosíssima e dá acesso a um restaurante que fica nos fundos. Tem vinhos, frios, pastas, geléias e outros. O bar, animadíssimo, fica lotado no happy-hour. O serviço não é lá essas coisas mas o lugar é uma graça. Dizem que é lá que Tony Blair faz suas comprinhas gourmet quando recebe amigos em casa.
Preço: drinks no bar, em torno de 8 libras por pessoa. No restaurante: em torno de 40 libras por pessoa.

5 comentários:

  1. Amamos o blog, é show !!! Recheadissimo de informações e dicas... Vamos voltar sempre e já somos seguidores !!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. e a recíproca é totalmente verdadeira! visitei o blog de vocês e fiquei encantada. Obrigadíssima!

    ResponderExcluir
  3. O melhor de tudo é que, mesmo não estando nos lugares, mas os conhecendo muito bem, a leitura aqui nos faz retornar e com muito mais conhecimento, ao que já gostamos! Sinto até o aroma! Agradeço por isso e muito mais!

    ResponderExcluir