sexta-feira, 2 de outubro de 2009

LA FROMAGERIE - LONDRES

Foi um caso de amor à primeira vista. A LA FROMAGERIE, considerada uma das melhores casas de queijo da Europa, é puro charme. É a única na Grã-Bretanha a possuir um affineur para amadurecer os queijos cuidadosamente escolhidos na Europa continental. Os queijos, ainda crus, são guardados em um depósito e tratados da maneira ideal para que desenvolvam seus aromas e sabores específicos.


Na entrada, utensílios, hortifrutigranjeiros, azeites, vinhos e outros, nacionais e importados. No fundo da loja, uma grande mesa coletiva e outras menores onde se pode degustar alguns dos melhores queijos do mundo. O foco da proprietária, Patricia Michelson, é valorizar pequenos produtores orgânicos que não têm condições financeiras de obter a certificação de seus produtos. Patricia visita pessoalmente várias fazendas e escolhe criteriosamente legumes, frutas, ervas e verduras fresquíssimos e lindamente apresentados.

Na sedutora Cheese Room, Mr.Gabriel Peuget, chef e filho de queijeiro, “cultiva” seus queijos com carinho de pai para filho. Quando perguntei qual era o melhor queijo na sua opinião, respondeu diplomaticamente: “queijos são como sapatos: alguns se ajustam à gente, outros não”.

Mr.Peuget me deu uma senhora aula, explicando como nosso paladar muda ao longo do ano, das estações e do próprio dia. Explicou também que quando as cabras, por exemplo, acabam de comer a primeira grama verde da primavera, fazerm um queijo muito mais saboroso. E ainda, que as ervas que fazem parte da alimentação dos animais, podem ajudar a perfumar os queijos.

O melhor queijo da Inglaterra é sabidamente o Stilton. O que eu conhecia nada tem a ver com a aromática e untuosa fatia que Mr.Peuget me ofereceu para degustar. O livro “The Cheese Room”, de Patricia Michelson ensina tudo sobre queijos, inclusive com conservá-los. Obrigatório.
LA FROMAGERIE

2-4 Moxon Street W1U 4EW
Tel. 020 7935 0341

Nenhum comentário:

Postar um comentário