segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Maré alta.


Uma coisa é fato. A palavra da vez em Nova Iorque é CERVEJA ARTESANAL. E, de gota em gota, a bebida alcançou o cume gastronômico da cidade, brilhando em restaurantes com três estrelas Michelin.

“Nossa proposta é entregar o melhor aos clientes, e não impor uma preferência por esta ou aquela bebida. Se a sua praia é cerveja, trazemos as melhores para você!”, afirmava a simpática barwoman  brasileira do Eleven Madison Park, restaurante com 3 estrelas no Guia Michelin que ostenta hoje a melhor carta dentre os estrelados.

E a dedicação não para na adega.  O restaurante já fez uma parceria com a Brooklyn Brewery e a cervejaria comprou de volta do público todos os rótulos da Local “11” para que o “Eleven” oferecesse exclusivamente o rótulo que carrega seu nome. Além disso, inúmeros eventos de harmonização já foram conduzidos na casa, em que se podia comer, por exemplo, um belo prato de ostras com a Cuvee de la Crochet Rouge 2010, uma mutação da Brooklyn Local 1 envelhecida em barris por seis meses em “borras” (sedimentos) da vinícola Red Hook, no Brooklyn. Que tal?

A carta tem 150 rótulos de espumas de todas as partes do mundo e a equipe está preparadíssima para oferece-los. Como minha obsessão é sempre a de desfrutar tudo que é local, tomei uma Grand Cru Belgian Strong Pale Ale, da Southampton Publick House, em Long Island, que só é fabricada uma vez por ano.  Deliciosa e bastante frutada e com toques cítricos, com um nariz que lembrava caramelo.

Grand Cru da Southampton

E seguindo o roteiro das cervejas nas estrelas, cartas maravilhosas (não tão generosas) podem ser encontradas também no Gramercy Tavern, com 20 rótulos de alta qualidade ou no WD-50, que conta com rótulos como a Nora, da Baladin, que adoro. Ambos com 1 estrela Michelin.

E se Nova Iorque já abraçou a causa, você conhece a frase: “If you can make it there, you’ll make it anywhere”. 

A cerveja, finalmente, chegou lá.

www.elevenmadisonpark.com
www.gramercytavern.com
www.wd-50.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário