terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Mar Quando Quebra no Prato... - La Madia, Sicília


O mar já foi cantado, declamado em prosa e verso, derramou-se em quadros e  também na fotografia. Mas, na boca, sua mais perfeita tradução se dá no La Madia, na Sicília.

Licata é uma cidade pesqueira no Sul da ilha, com economia precária e pouco (ou nenhum) interesse turístico. Daí minha surpresa em encontrar num local tão improvável, a melhor sequência de pratos de peixe da minha vida.

Pino Cuttaia não teve formação na área. Começou a cozinhar para superar a depressão de trabalhar numa fábrica, algo que não falava à sua alma. O hobby virou profissão e, depois de trabalhar em restaurantes no norte da Itália, decidiu voltar pra sua cidade natal e abrir seu restaurante LA MADIA.

O cardápio que provamos foi todo desenvolvido poeticamente em torno da água do mar. A sequência que descrevo agora é uma mistura de dois menus degustação disponíveis no dia. Ambos inesquecíveis.

Começamos com pães deliciosos e quentes (uma raridade na Sicília). O meu preferido vinha com pistache e figos.

Uma espuma com leite de búfala é coberta com uma película que imita a mozzarela. Embaixo, panzanella (torrada com tomate dattero e basílico). Em cima, o sal marinho usado com maestria.


Uma das coisas mais maravilhosas que já provei na vida: tartare de camarão vermelho (o gambero rosso) regado com azeite de tangerina verde e creme de bottarga de atum.


Anchovas em gelatina de água do mar, com cebolas e delicada polpa de tomate.


Uma poesia que a foto infelizmente não traduz: sapore di sale, sapore di mare. Lula com abobrinha, espuma de mar, ouriços, vôngoles e leite de amêndoa com um toque de limão confit.


Merluzzo defumado na casa com tomate, cebolas, delicado toque de orégano sobre  purê de batatas.


Camarão sobre ravioli feito de lula recheado de creme de tenerumi (folha da cucuzza, uma espécie de abobrinha local) e delicado molho de anchovas.


Polvinhos sobre purê de grão de bico e crisps de alecrim.


“Canolo” de baby berinjela “perlina” envolto em massa finíssima assado ao forno com queijo ragusano D.O.P. e um purê delicadíssimo de tomates e toque de manjericão com torradinha.  Ele deixa a berinjela repousar até o dia seguinte o que acentua seu sabor.


Spaghetti fresco feito na casa e cozido no vapor com água de tomates, lagostins e creme de tupinambour.


Robalo em crosta de flor de sal  com creme de batatas com salsa e água do mar.


Filet com batatas e óleo de cinzas (um aroma que afirma ser um “falso barbecue” obtido com tomilho selvagem defumado).


Pra fechar um Passito di Pantelleria Bukkuram,2006, de Bartoli.


Em todos os caldos, cremes, espumas e molhos, cada um dos outros elementos do prato entrava de forma sutil, criando um todo extremamente harmônico. Se a sua “praia” é peixe, assim como a minha, posso afirmar que Pino é um dos melhores chefs da Itália. 

Uma refeição realmente inesquecível, com a preciosa indicação do amigo Nicola Massa. Grazie!

LA MADIA - Sicília, Itália
www.ristorantelamadia.it
Corso F. Re Capriata 22, Licata (AG)
Tel: 0922 771443

4 comentários:

  1. Oi Cris, otima materia.
    Conheco o Pino desde o começo dele em Licata.
    Sempre apoiei a cozinha dele como critico na guia dos restaurantes do Gambero Rosso, como amigo ajudando na carta de vinhos e com sugestoes uteis para melhorar, onde posivel, os pratos.
    Estou feliz ver que você adorou tambem, nao tinha duvida, torcei muito para você ir lá...a cozinha do Pino é com certeza entre as treis primeras da Italia atualmente!
    Vamos provar juntos as duas restantes?
    Abraço minha amiga,
    Nicoa

    ResponderExcluir
  2. Nicola,
    Que dica maravilhosa. Realmente, e olha que eu rodo o mundo inteiro, é difícil superar o Pino no quesito equilíbrio. Ele tira o melhor de cada sabor de uma maneira majestosa. Especialmente os sabores do mar que são tão sutis.
    E, devo dizer, que toda a experiência ficou ainda melhor com um Chardonnay 2004 maravilhoso da Tasca d'Almerita!
    Quanto a provar o melhor da Itália juntos, isso é uma promessa! Vou correndo!

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Faltaram alguns rótulos para harmonizar. Vinhos regionais da Sicília.....

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda, esse será o próximo post: tudo que bebi. E só bebi mesmo vinhos locais. Pode acreditar, esse post vai ser compriiiiido!

    ResponderExcluir