sábado, 1 de outubro de 2011

Sanitas Per Escam - Rouge Tomate, Nova Iorque



Me vi num episódio de Sex and The City cercada de clones da “Charlotte”, o ícone maior da patricinha do Upper East Side, perfeitamente caricaturada na série. Pelo corte impecável e a sacola da Bergdorf Goodman, diria que a mulher da minha direita foi esculpida por John Barrett, cabelereiro disputado cujo salão fica na cobertura daquela loja de departamentos.

A cozinha que prega Sanitas per Escam, ou “saúde pela alimentação” pode não atrair toda e qualquer boca faminta, mas sem dúvida faz sucesso entre o mulherio local. Todas as refeições têm o acompanhamento de uma nutricionista que “enquadra” qualquer elemento suspeito no prato: de excesso de gordura, à falta de equilíbrio entre grupos alimentares.

Atrás dessa filosofia, ou do  charme que ela confere, jovens adeptos e outros nem tanto, enfeitam o ambiente claro, com linhas de Spa urbano chique. Aliás, só em Nova Iorque um conceito descolado pode ser tão lindamente embalado. E regando as opções saudáveis, o prêmio de melhor carta de sucos da cidade conferido pela New York Magazine em 2009 diminui a idade média dos comensais, e aumenta consideravelmente o preço médio da bebida.

A pastinha de pignolis com endro acalmou o furor inicial do estômago e abriu a sequência abaixo, de pratos realmente delicados.

O nome era carpaccio de atum “hawaiann  walu”, mas o sabor era exatamente o do peixe-prego, também comum no Havaí, de carne oleosa e muito saborosa. Confusão bastante comum.

Ravióli de ricota com couve-flor, acelga e parmesão.                          

Robalo com romã, lentilhas e espinafre.

Terrine de pato da Crescent Farm com picles de legume e marmelada de kumquat.

Queijo de Vermont da queijaria Creamery Cremont, com maçã verde, aipo, gewurztraminer e pimenta verde.

Não se engane: adjetivos como orgânico, consciente, nutritivo ou saudável podem atrair sandálias de dedo e roupas largas de algodão eco-friendly no resto do mundo, mas têm sotaque bem distinto no Upper East Side.

ROUGE TOMATE – NY
10 East 60th Street (entre Madison Avenue and Fifth Avenue)
aberto de segunda a sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário