quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A hora do "amasso" - Carette, em Paris


Ah! Os “macarons”!!


Tão brilhantemente definidos por meu filho como “aqueles hamburguinhos doces”, esses tentadores biscoitos, de cores e sabores infinitos, sempre me atraíram pelo visual e pela deliciosa sensação, ora crocante, ora untuosa na boca.

Sua origem é muito debatida. Há quem diga que o registro mais antigo viria de um monastério de Cormery, no centro da França, por volta de 791, e que seu formato teria sido inspirado nos umbigos dos monges. Outros dizem que a receita original seria veneziana, da época da Renascença.

O nome deriva de “ammacare”, ou amassar, socar. Como amante de todo o “universo farofa”, minha teoria é a de que o “matrimônio” de amêndoas socadas, o principal ingrediente da guloseima, com o açúcar só pode ter sido concebido com o terrível propósito de materializar o pecado da gula.

E, por falar em pecados, a praça mais linda e sedutora de Paris, a Place des Vosges, acaba de receber mais uma fábrica de torturas: a confeitaria e casa de chás Carette. Além dos macarons, pode-se tomar um delicioso café da manhã, com uma porção de ovos mexidos fartíssima, ou ainda comer pratos ligeiros no almoço.


Lá mergulhei nos inúmeros sabores da casa como os tradicionais baunilha, chocolate, framboesa, ou ainda tâmaras com grãos de gergelim dourado, cassis com violetas, pistache ou, a tradução da perdição, o “caramel au beurre salé”. 

Não só de macarons vive a tentação. A deliciosa vitrine de pães da casa.

Sim... levei todas estas caixinhas que ele está embrulhando.

Moral da estória? A Ladurée que se cuide porque meu estômago já mudou de endereço.

CARETTE Patisserie & Salon de Thé
25, Place des Vosges - 75003 - Paris
Tel: 01.48.87.94.07

Nenhum comentário:

Postar um comentário