quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Olimpo veggie - Joia Ristorante, Milão


Sempre achei difícil a sobrevivência de restaurantes vegetarianos. O público “genérico” existe, sem dúvida. Mas quantos clientes são realmente fiéis à filosofia? Quantos ainda estariam dispostos a pagar mais caro para manter o alto padrão de qualidade que esta linha requer?

Há restaurantes totalmente leais ao conceito quando abrem suas portas, apenas para ver o público minguar já no primeiro ano. Aos poucos incluem manteiga e ovos para emprestar sabor e consistência “populares” aos pratos. Por último, acabam por abraçar peixes no cardápio para aumentar o número de clientes e sobreviver. Trabalhar com legumes e verduras frescos e altamente perecíveis ou abusar de ervas e especiarias mais caras e pouco conhecidas para elevar o sabor dos pratos é tarefa para os corajosos.

Não temeis! Há uma luz no fim do túnel! E essa luz vem da estrela Michelin que o Joia, o único restaurante no mundo inteiramente vegetariano, conseguiu receber.


O obcecado chef suíço Pietro Leemann construiu um verdadeiro “templo” da cozinha vegetariana pura. A linha é lacto-vegetariana, ou seja: leite pode. O cuidado é tão grande que não utilizam sequer fermentos de origem animal; os alimentos são fermentados com uma mistura de sucos de frutas.

O salão principal tem um tamanho simpático e ao fundo, de frente para o movimento da cozinha, há um local que chamam de “bistrô” que achei ainda mais agradável.
O simpático salão chamado de "bistrô", com vista pra cozinha


Como cheguei ao Joia no fim do almoço, minha única opção era a fórmula do dia. Em um só recipiente recebi entrada, prato principal e sobremesa a simpáticos 23 euros. Chamava-se Piatto Quadro: saladinha de laranjas e funcho com azeitonas e alcaparras; daikon (rabanete chinês) no vapor com chutney de verduras; no centro a torta de arroz e trigo sarraceno com verduras e azeite de ervas; ricota ao forno com pêra assada e mel de castanhas e ainda torta de ruibarbo com molho de maçãs.

Fomos recebidos pelo amabilíssimo gerente Carlo, que nos explicou toda a filosofia da casa e foi nosso guia em um tour pela impecável cozinha.

O fogão por indução, que só aquece quando em contato com metais.
Mais um prisma da cozinha saudável e ecologicamente correta.

os brotos cultivados em vasinhos na própria cozinha!

Pra finalizar, a infusão Diable Vert, a coisa mais "quentão" que já tomei (sem o álcool), feita com rooibo verde (folha de um arbusto sul-africano), canela, gengibre, alcaçuz e pimenta-do-reino. Deliciosa! Provamos ainda um café do Nepal, o único café produzido fora de zonas tropicais, no sopé do Monte Everest. A belezura se chamava "Nepal Mount Everest Superme". Só pelo epílogo dá pra concluir que a experiência é imperdível. Gente dedicada, com bom trabalho de pesquisa. Um restaurante a serviço do sabor, com aromas originais e texturas interessantes. Adorei.

JOIA - ALTA CUCINA NATURALE
http://www.joia.it/
Via Panfilo Castaldi 18, Milão
02-2952-2124
Seg a sábado:
de 12:00 às 14:30
de 19:30 às 23:00 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário