sábado, 13 de novembro de 2010

Qui si beve! - Enoteca Decanter, Milão

Amo cervejas artesanais, cervejarias “boutique”, cervejas de garagem... Não importa o apelido, cerveja sempre foi verbete maiúsculo no meu dicionário! E para aqueles que acham que só rimam com petiscos, eis uma casa que prova o contrário:

A ENOTECA DECANTER, em Milão, inicial e obviamente concebida como casa de vinhos, descobriu sua verdadeira vocação na harmonização de cervejas artesanais. Afinal, a casa faz parte de uma rede que leva o assunto muito a sério (Birreria Decanter e Birrificio Baüscia). Com mais de 300 rótulos na casa, oferece aos domingos cardápios harmonizados, como o “crescente” de queijos e cerveja, ou ainda entrada, principal e sobremesa, com cervejas escoltando até o tiramisù. Há enorme seleção de saladas, além de tartares e carpaccios.

A Enoteca me pareceu o perfeito local “de bairro”, onde a única pessoa no salão parecia conhecer todos os presentes. É pequenina e fica numa área basicamente residencial.

“Combinamos” o seguinte:

Spaghetti alla chitarra com ventresca, azeitonas, alcaparras, raspas de limão e grana padano com a belga de Torpes, SAISON DUPONT, de 6,5º de álcool, fermentada na garrafa. De aroma bastante cítrico e com um toque de especiarias, fez par perfeito com a massa.



Filet ao Stilton com batatas. Além da perfeita execução desse prato (a simplicidade oferece sempre os maiores desafios), amei a combinação com a TRAPPISTES ROCHEFORT, com parrudos 11,3º de álcool, da Abadia de St.Remy, em Rochefort. O aroma me pareceu de funghi com guaraná (que me perdoem os cervejeiros com definições talvez mais precisas). O amarguinho do mofo azul do Stilton combina maravilhosamente com o amargor da cerveja.


Ao final, tiramisú, devidamente escoltado pela OLD FOGHORN BARLEYWINE STYLE ALE, de São Francisco, Califórnia. Com 8,5º de álcool, o aroma me lembrou funghi com caramelo e laranja.

Ao contrário do que esperava, não saí de lá abarrotada, mas não nego que “harmonização” mesmo seria ter um apartamento em Milão pra poder caminhar até minha casa após a inebriante experiência.

ENOTECA DECANTER
http://www.decantermilano.com/enoteca_idx.asp
Via Castelvetro 20, Milão
tel. 02.3451701
De 12:00hs-15:00hs, 19:00hs-01:00hs Seg-Sab
Domingos 18:00hs-02:00hs

4 comentários:

  1. Parabéns Cristiana! Você mostrou em seu blog de maneira clara a mudança de atitude dos restaurantes em relação a cervejas. As características aromáticas das cervejas belgas e alemãs permitem um grande número de combinações com pratos de diferentes origens, até brasileiros. O resultado é que por aqui já há muitos restaurantes oferecendo cartas de cervejas com seleções excelentes! Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiana,
    primeiro gostaria de dizer que todos estes posts seus de Milão estão ótimos. Quando for a Milão, já sei onde encontrar o "Mapa da Mina"!
    Bom, queria te fazer 2 perguntas:
    1) Você tem indicações de restaurantes Las Vegas?
    2) Você conhece o El Bulli? Como se porgramar para ir lá, já que é tão difícil reservar...

    ResponderExcluir
  3. Olá Humberto! Nossa carta de cervejas vai virar coisa de gente grande em dezembro! Faremos uma carta bem generosa pra cervejeiro nenhum botar defeito. Um abraço, Cristiana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Henrique! Super obrigada pelos elogios. Nunca fui ao El Bulli realmente por falta de vontade de prever uma viagem com tanta antecedência, mas diz a boca pequena que várias pessoas se sentaram simplesmente chegando ao local, sem reservas. Agora a corrida ficou ainda pior porque ele fecha em 30 de julho de 2011, reabrindo somente em 2014! Quanto à Las Vegas,se vc não se importar, te mando tudo por e-mail porque o espaço aqui é pequeno. Basta entrar em contato pelo bazzar@bazzar.com.br para que eu acesse seu e-mail que lhe respondo pessoalmente. Cristiana.

    ResponderExcluir