segunda-feira, 14 de junho de 2010

Em Roma, faça como os romanos! - Maccheroni, Roma

Quando fomos convidados a provar um “Bucatini alla Carbonara” num restaurante próximo ao Pantheon, ponderamos se valia a pena comer um prato comum e extremamente calórico num local tão evidentemente turístico. O romano insistia: “Trata-se do melhor carbonara de Roma!”. Com tanta veemência, cedemos. Afinal, a região do Lazio que abrange as províncias de Roma, Frosione, Latina, Rieti e Viterbo é tida como o berço do prato.

Não se sabe ao certo a origem da preparação. Uma das versões mais populares é a de que o prato foi concebido por um cozinheiro nascido na Sardenha que morava em Roma. Sua criação fez tanto sucesso que, por timidez, não levou o nome de seu criador, e sim, de sua cidade natal: Carbonia.

No Brasil e no Mundo, as versões do clássico tomam inúmeras formas: com carne bovina, com cremes e queijos diversos, com ou sem bacon, com ervas, enfim... variações de uma paixão. Nada se compara à legítima e untuosa preparação do Maccheroni, restaurante despretensioso e adorável da Piazza del Popolo, em Roma.

A dois passos do Pantheon, o coloca mesinhas espalhadas pela varanda no Verão mas é igualmente adorável no Inverno. A cozinha à mostra anuncia as fartíssimas porções preparadas pela diligente equipe. Sempre lotado, mostra o melhor da cozinha italiana em preparações simples.

O maravilhoso buccatini à carbonara ficou na memória. Sem culpa, mergulhamos em suas grandes fatias de bacon e um denso molho de ovos com o autêntico Pecorino Romano. A qualidade dos ingredientes – pasta de grão duro, guanciale, ovos e azeite extra-virgem local – é sempre o sucesso das preparações básicas e inesquecíveis.

Não só fui... como voltei 6 meses depois. Capisce?

Ristorante Maccheroni
End: Piazza delle Coppelle 44, Roma, Italia
Telefone: 06-6830-7895

Nenhum comentário:

Postar um comentário