quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Oriente é logo ali...

Se perguntarmos para qualquer indiano o que quer dizer “curry”, a maioria não saberá responder. Para eles o termo não é genérico; cada família faz seu próprio curry, sua particular mistura de sementes, especiarias e temperos. Qualquer peixe, carne ou legume cozido com especiarias e líquido é um curry. No norte da Índia é uma combinação de técnicas, equipamentos e ingredientes que viajou da Pérsia ao Oriente Médio antes de chegar lá. No Sul, eram a cozinha da população local: os dravidianos. Na Tailândia, se desenvolveu de tal maneira que se transformou em arte. A complexidade de especiarias, delicadeza e profundidade do sabor é um dos segredos da popularidade do curry tailandês de hoje. No Sudoeste da Ásia, os curries utilizam amplamente os produtos locais.

Se uma viagem a qualquer um destes países não está nos seus planos, prove alguns dos curries mais originais em Londres, no inesquecível AMAYA.

AMAYA
Halkin Arcade, Motcomb Street, SW1X 8JT
Tel. 087 0780 8174

É o único indiano de Londres a ter um “grazing menu” (tapas style), ou seja, pode-se pedir pequenas porções de cada prato e maximizar a experiência. O ambiente é escurinho e fantástico, com bela decoração e cozinha à mostra (a única desvantagem é o cheiro da grelha um pouco evidente). Os copos e pratos são belíssimos e a água, TAU, também. Pedimos o tasting menu gourmand e recebemos, de cara, 4 curries deliciosos: de gooseberry (physalis), de tomates, de pimenta assada com amendoim e de pétalas de rosas com coentro. O objetivo é espalhar os “pozinhos” sobre os pratos à medida que vão chegando. O tasting menu gourmand incluiu rock oysters com molho de leite de côco picante, vieiras com hortelã e coentro (as maiores que já vi), monkfish com curry de fenugreek, bolinhos de espinafre, galinha com cardamomo e iogurte, brócolis com double cream e iogurte, lagosta masala, costeletas de cordeiro com gengibre, pato assado e finalmente (ufa...!) arroz com hortelã, coentro, frango e especiarias acompanhado de iogurte com romã. Uma das melhores refeições da viagem.

Preço: em torno de 50 libras por pessoa.

2 comentários:

  1. Nossa! Me lembrei de algo que não devia nunca ter esquecido... O restaurante indiano que fui em Londres. Era do tipo com bufê, relativamente barato, apimentadíssimo e muito gostoso. Era em Camden. Peguei uma coisa de cada, claro...
    bjs!
    GK

    ResponderExcluir
  2. é muito rica a cozinha indiana, não? Amo de paixão. beijos

    ResponderExcluir