terça-feira, 3 de novembro de 2009

FATIANDO... - Lombardi´s em Nova Iorque - Tiramisú em Santiago

Com o perdão da analogia, pizzarias sempre tiveram grandes “fatias” do mercado de restaurantes. O conceito é simples e parece solucionar qualquer problema, seja fome ou a inquietude dos filhos. Num negócio que parece fácil há sempre o outro lado da moeda: a concorrência é acirrada e somente os mais fortes sobrevivem.

Lembrei de dois lugares que começaram pequeninos e cresceram graças ao boca-a-boca que alardeava sua qualidade: a LOMBARDI´S, em Nova Iorque e a TIRAMISÚ, em Santiago.

A primeira vez que fui à LOMBARDI´S era uma adolescente. Naquela época não sonhava em abrir restaurantes nem queria grandes vôos gastronômicos, mas algo naquela pizza me encantou. Quando leigos não sabemos distinguir exatamente o que faz daquele prato algo especial, mas sabemos quando já estamos determinados a voltar.

Fundada em 1905, a LOMBARDI´S funcionou por anos e anos em nada mais que um corredor, com 8 mesinhas espremidas entre duas paredes e uma portinha lá no fundo, onde se avistava o fogo que cuspia delícias. Por cima das mesas havia latas do tomate italiano San Marzano que já dava uma pista do sucesso das receitas. Minha queda sempre foi por pizzas fininhas, mas a de lá tem borda grossa, defumada e crocante, impossível de reproduzir. As filas eram intermináveis, mas o sabor condicionava a paciência. O sucesso foi tanto que o crescimento era inevitável. Os puristas torceram o nariz, dizendo que a loja maior acabou com o charme. Eu discordo. A pizzaria continua na adorável Spring Street em Little Italy, a dois passos de seu local original. Agora, com mais idade e experiência, a LOMBARDI´S continua com uma bela fatia do meu coração.

Quanto à pizzaria do Chile, também não há dia vazio. A TIRAMISÚ é unanimidade em termos de pizzaria de qualidade. A casa repleta dia e noite, chova ou faça sol, é mais que deliciosa no Inverno. Foi crescendo aos poucos, tendo começado com dois pequenos ambientes. Hoje é um sem número de cômodos e salas que quase tomam o quarteirão, mas ainda reforçam o clima despojado e intimista. As pizzas são muito boas, com bordas grossas e crocantes, mas fininhas no recheio. Excelente.

LOMBARDI´S PIZZA
32 Spring St – Nova Iorque
212-941-7994
http://www.firstpizza.com/

TIRAMISÚ
Av. Isidora Goyenechea 3141 – Las Condes, Santiago
http://www.tiramisu.cl/

2 comentários:

  1. Sou daquelas pessoas que poderiam comer pizza todos os dias e poderia viajar todos os anos. Saber desses dois lugares é uma combinação explosiva. :)
    É verdade que a pizza de Chicago é diferente da Novaiorquina?

    bjs
    GK

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui a Chicago e viajar também é minha vida. Com esta pergunta você acaba de estabelecer minha próxima missão! Me aguarde!!!beijos

    ResponderExcluir