domingo, 1 de novembro de 2009

GENTILEZA GERA GENTILEZA - Enoteca Ferrara, Roma


O blogueiro de vinhos mais gente boa do pedaço, Bruno Agostini, “postou” algumas frases de inspiração etílica que lhe enviei, em seu delicioso espaço: o blog ENOTECA. Como gentileza gera gentileza retribuo a citação falando de seu assunto preferido e relembrando uma das mais adoráveis casas de vinhos em que já estive: a outra ENOTECA, a FERRARA, em Roma.

A casa de dois andares não tem decoração pretensiosa. É limpa e clássica, como gosto, com paredes brancas, cadeiras forradas de cáqui e mesinhas pequenas cobertas de azulejos florais (perfeitas pra se derrubar muitas e muitas taças de vinho). Comi pratos bem elaborados saídos de uma cozinha que conseguiu dois garfinhos no Guia Gambero Rosso, o que já mostra que o assunto comida aqui também é levado a sério. A casa também vende molhos e conservas deliciosos, que podem ser levados para casa.


Quanto à adega, pela foto já dá pra perceber: aquilo não é uma carta; é um tratado de vinhos italianos, dificílimo de digerir. Perscrutar suas páginas é tarefa para bibliotecário. São 1.000 rótulos italianos, 120 uvas, 250 produtores, 75 vinhos de sobremesa em taça e a “bobagem” de 20.000 garrafas estocadas na casa. E o desafio não pára por aí: a carta de café é tão ampla, com exemplares do Iêmen, Índia e alguns brasileiros, que saí de lá ligadíssima cantando Nessun Dorma (ninguém dorme), melhor que Pavarotti.

Com uma carta desta estatura, há que se escolher sommeliers a altura.

Nota revoltada: Quando digo “sommelier”, não é aquela figura improvisada na maioria dos restaurantes brasileiros, dado o crescente interesse pelos vinhos. É claro que há raras e louváveis exceções mas, via de regra, penduram um broche na lapela de um sujeito sem o menor conhecimento de causa que se auto-intitula sommelier depois de um cursinho de 3 dias com uma das Importadoras que fornece para o restaurante. O resultado é um empurra-empurra de rótulos de menor giro em cima dos desavisados e crédulos clientes (pronto, falei!).

O sommelier da Enoteca, com “S” maiúsculo, era profundo conhecedor de causa e nos indicou vários vinhos de excelente custo-benefício que tratamos de “entornar” sem nenhuma cerimônia. Fiquei tão encantada com as boas dicas que, já que fui à Itália decidida a fazer um estrago queimando todos os meus euros em comida e vinho, convidei o sommelier da Enoteca a tomar comigo um Sassicaia 98 e um Ornellaia 99. Nada melhor na vida do que dividir bons vinhos com gente que ama o assunto. Gentileza gera gentileza. Vá lá!

Via Del Moro, 1A - piazza Trilussa 41
Tel 06.583.33.920 – Roma

4 comentários:

  1. Cris,
    acabo de chegar de Roma e a CRUEL da minha irmã só falou do seu blog neste final-de-semana. Queria enforcá-la. Mas valeu a dica, já esta anotada para a próxima vez. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Andreia, querida. Que bom te ler por aqui. Enforca mesmo! Terrível a sua irmã...

    ResponderExcluir
  3. Esse lugar é realmente imperdível. Mas o ponto alto da noite foi o encantamento do sommelier tomando a sequência Sassicaia/Ornellaia e ouvindo os comentários da Cristiana, toda (como sempre)pertinente!!

    ResponderExcluir