segunda-feira, 9 de novembro de 2009

De queijos e cervejas, Berlim em perfeita harmonia - Café Am Neuen See

Antes de mais nada, repita comigo, sem pestanejar: “noch ein bier bitte!” (mais uma cerveja, por favor!!). Tome várias cervejas, começando pela deliciosa Bitburger, passando pela mundialmente famosa Warsteiner, e terminando com as não menos badaladas Beck´s ou Oettinger.

Quanto aos queijos, prefiro macios e semi-duros aos duros. Os queijos alemães mais emblemáticos são feitos com leite de vaca. Aí vão alguns:

- Butterkäse ou Damenkäse: o “queijo-manteiga” ou “queijo das damas”, como preferir. É bem “básico”; para recém-iniciados. Leva esse nome por ser realmente amanteigado no paladar.

- Allgauer Emmentaler. É doce, frutado e com grandes buracos.

- Bierkäse. É um queijo semi-duro, feito para comer com cerveja... daí o nome. Amadurece por aproximadamente 3 meses em local úmido.
-  Tilsit. Já tinha provado aqui no Brasil, mas o original é muito mais interessante. É também semi-duro, frutado e amanteigado, mas tem um final picante.

- Bruder Basil. É um queijo de casca dura e interior macio, com um toque defumado; bem interessante.

Além de queijos, coma QUALQUER COISA com aspargos. São maravilhosos, carnudos, e não têm nada a ver com os do lado de cá.

E como a cerveja não poderia deixar de regar esste post, vai aqui a dica de um Biergarten imperdível:

Café Am Neuen See
Lichtensteinallee, 2
10787 Berlin

É o melhor biergarten de Berlim. Tem uma vasta seleção de cervejas e aquela pizza deliciosa de massa fininha. Num belo dia de sol a turma briga pela vista do lago (adivinhe?)... Neuen See. Pra quem quiser “pagar o mico” que paguei, é só alugar um bote após algumas cervejas e tentar sair do lugar... E a turma do Café sorri, assistindo ao espetáculo de camarote.

2 comentários:

  1. Isso aí, gastando o álcool no remo! :D
    A pergunta que não quer calar: as cervejas são na temperatura ambiente ou geladas?
    E um pouco de sabedoria popular:
    Quanto mais queijo, mais buracos. Quanto mais buracos, menos queijo. Logo, quanto mais queijo, menos queijo!
    bjs,
    GK

    ResponderExcluir
  2. Já que você tocou no assunto, o álcool foi quem me levou pro remo. Eu e minha irmã, de proporções continentais e salto alto, querendo entrar num botinho instável, só mesmo depois de muita cerveja. É a velha desculpa de beber pra aquecer. Quanto à temperatura, é ambiente mesmo. No início dá um nervosinho, mas depois a gente se habitua. E, por fim, os buracos dos queijos eram deliciosos! Adorei a sabedoria popular. beijo, Gu.

    ResponderExcluir