Os pubs (public houses), versão britânica dos nossos “barzinhos”, são locais de confraternização derivados dos albergues de beira de estrada originários da época da ocupação romana. Como a cerveja já era amplamente consumida, vários pubs pertenciam a cervejarias, daí sua associação com a bebida.
Nos anos 90 apareceram os primeiros pubs com ênfase na cozinha: os “gastropubs”; resposta barata e despojada aos preços nada convidativos dos restaurantes britânicos. Hoje se pode comer tão bem quanto num restaurante a preços mais acessíveis.
***
Uma pedida excelente é o THE GARRISON. Freqüentado por designers que possuem escritórios na região, o The Garrison hoje é um dos mais badalados gastropubs da cidade. A comida é excelente e criativa, com influências de bistrô francês, e o serviço muito simpático. O ambiente pequenino é extremamente interessante , com mobília, abajours, mesas e cadeiras de vários tamanhos e modelos. Vá num sábado, após uma visita ao Borough Market (mercado de frutas e legumes de fazendeiros locais – programa gourmet obrigatório). O site é uma graça e ajuda a entender o clima do local:.
Preço: em torno de 20 libras por pessoa.
THE GARRISON
99-101 Bermondsey Street, SE1 3XB
Tel. 020 7089 9355
http://www.thegarrison.co.uk/
Pertence ao filho do famosíssimo arquiteto e restaurateur Terence Conran. Tom Conran montou um típico pub irlandês, simples e caricato. O pedido típico é a “pint” de Guiness com uma dúzia de ostras. O cardápio curto do andar de baixo é baseado em frutos do mar. No andar de cima, opções um pouco mais sofisticadas. As porções são enormes; vá com calma no pedido. O seafood platter pequeno sai a 27 libras e dá tranqüilamente para duas ou três pessoas. O chef Ricardo e mais 8 membros do staff são brasileiros. Aproveite para circular pelas ruas de Notting Hill e suas belíssimas casas vitorianas.
Preço: em torno de 30 libras por pessoa
THE COW
89, Westbourne Park Road, W2 5QH
Tel. 020 7221 5400
O Joe Allen é o típico pre-theatre pub, de entrada discretíssima e escada que leva ao badalado sub-solo. Lá, artistas e público se encontram em dias de espetáculo no West End. O ambiente é espaçoso e informal, cheio de retratos de atores e atrizes espalhados pelas paredes escuras. O forte da casa são as carnes, servidas sempre no ponto ideal. O serviço é rápido e atencioso.
Preço: em torno de 20 libras por pessoa.
JOE ALLEN
13, Exeter Street, WC2
Tel. 020 7836 0651
A fama do Anchor & Hope se formou pouco a pouco, pela qualidade da cozinha. O ambiente não é particularmente atraente e a vizinhança é um pouco árida, mas o público local prestigia em peso. O cardápio muda diariamente e é extremamente bem executado. O clima é “descolado” com garçons jovens e simpáticos e os vinhos (ótima carta) são servidos em pequenos copos de vidro. Sobremesas deliciosas.
Preço: em torno de 20 libras por pessoa
ANCHOR & HOPE
36, The Cut, SE1 8LP
Tel. 020 7928 9898
Imperdível! O St.John é considerado um dos melhores gastropubs de Londres pela crítica especializada. Fica ao lado do mercado de carnes de Smithfield e o salão principal era uma antiga chaminé de defumar carnes que parou de operar em 1967. Não se deixe intimidar pela proposta: comida inglesa típica preparada de forma tradicional, ou seja, muita tripa, embutidos, cabeça de porco etc. Para a “tribo” que não curte a tripa, a casa tem várias “sugestões do dia” como peixe inteiro assado no sal grosso, prato de camarões no alho, entre outros. O ambiente é claro e despojado, agradabilíssimo, e vive lotado. Os garçons vestem jaqueta de chef e os cozinheiros, o tradicional avental riscado de azul e branco. Sugerimos fortemente o middlewhite (parte maciérrima do meio do porco, muito suave, tenra e suculenta, cozida à perfeição; divino. Excelente carta de vinhos.
26, St.John Street EC1
Tel. 020 7272 1587
Nenhum comentário:
Postar um comentário