segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gastropubs

Os pubs (public houses), versão britânica dos nossos “barzinhos”, são locais de confraternização derivados dos albergues de beira de estrada originários da época da ocupação romana. Como a cerveja já era amplamente consumida, vários pubs pertenciam a cervejarias, daí sua associação com a bebida.

O tradicional “petisco” servido no local evoluiu para a “pub grub”: tortas de carne moída com purê de batatas (shepherd´s pie), torta de carne e fígado (kidney pie), os famosos “fish & chips”, entre outros. Dada a quantidade de pubs na Inglaterra sua cozinha acabou tornando-se símbolo da culinária local.

Nos anos 90 apareceram os primeiros pubs com ênfase na cozinha: os “gastropubs”; resposta barata e despojada aos preços nada convidativos dos restaurantes britânicos. Hoje se pode comer tão bem quanto num restaurante a preços mais acessíveis.

***

Uma pedida excelente é o THE GARRISON. Freqüentado por designers que possuem escritórios na região, o The Garrison hoje é um dos mais badalados gastropubs da cidade. A comida é excelente e criativa, com influências de bistrô francês, e o serviço muito simpático. O ambiente pequenino é extremamente interessante , com mobília, abajours, mesas e cadeiras de vários tamanhos e modelos. Vá num sábado, após uma visita ao Borough Market (mercado de frutas e legumes de fazendeiros locais – programa gourmet obrigatório). O site é uma graça e ajuda a entender o clima do local:.
Preço: em torno de 20 libras por pessoa.
THE GARRISON
99-101 Bermondsey Street, SE1 3XB
Tel. 020 7089 9355
http://www.thegarrison.co.uk/

Pertence ao filho do famosíssimo arquiteto e restaurateur Terence Conran. Tom Conran montou um típico pub irlandês, simples e caricato. O pedido típico é a “pint” de Guiness com uma dúzia de ostras. O cardápio curto do andar de baixo é baseado em frutos do mar. No andar de cima, opções um pouco mais sofisticadas. As porções são enormes; vá com calma no pedido. O seafood platter pequeno sai a 27 libras e dá tranqüilamente para duas ou três pessoas. O chef Ricardo e mais 8 membros do staff são brasileiros. Aproveite para circular pelas ruas de Notting Hill e suas belíssimas casas vitorianas.
Preço: em torno de 30 libras por pessoa
THE COW
89, Westbourne Park Road, W2 5QH
Tel. 020 7221 5400

O Joe Allen é o típico pre-theatre pub, de entrada discretíssima e escada que leva ao badalado sub-solo. Lá, artistas e público se encontram em dias de espetáculo no West End. O ambiente é espaçoso e informal, cheio de retratos de atores e atrizes espalhados pelas paredes escuras. O forte da casa são as carnes, servidas sempre no ponto ideal. O serviço é rápido e atencioso.
Preço: em torno de 20 libras por pessoa.
JOE ALLEN
13, Exeter Street, WC2
Tel. 020 7836 0651

A fama do Anchor & Hope se formou pouco a pouco, pela qualidade da cozinha. O ambiente não é particularmente atraente e a vizinhança é um pouco árida, mas o  público local prestigia em peso. O cardápio muda diariamente e é extremamente bem executado. O clima é “descolado” com garçons jovens e simpáticos e os vinhos (ótima carta) são servidos em pequenos copos de vidro. Sobremesas deliciosas.
Preço: em torno de 20 libras por pessoa
ANCHOR & HOPE
36, The Cut, SE1 8LP
Tel. 020 7928 9898

Imperdível!  O St.John é considerado um dos melhores gastropubs de Londres pela crítica especializada. Fica ao lado do mercado de carnes de Smithfield e o salão principal era uma antiga chaminé de defumar carnes que parou de operar em 1967. Não se deixe intimidar pela proposta:  comida inglesa típica preparada de forma tradicional, ou seja, muita tripa, embutidos, cabeça de porco etc. Para a “tribo” que não curte a tripa, a casa tem várias “sugestões do dia” como peixe inteiro assado no sal grosso, prato de camarões no alho, entre outros. O ambiente é claro e despojado, agradabilíssimo, e vive lotado. Os garçons vestem jaqueta de chef e os cozinheiros, o tradicional avental riscado de azul e branco. Sugerimos fortemente o middlewhite (parte maciérrima do meio do porco, muito suave, tenra e suculenta, cozida à perfeição; divino. Excelente carta de vinhos.
Preço: em torno de 35 por pessoa.
ST. JOHN´S


26, St.John Street EC1
Tel. 020 7272 1587

Nenhum comentário:

Postar um comentário