terça-feira, 20 de outubro de 2009

Carnes, literalmente - Les gourmets des Ternes, Paris

Ao norte do Arco do Triunfo há um lugar especializado em carnes chamado: "LES GOURMETS DES TERNES". De longe, a experiência gastronômica mais "literal" que já tive. Pra começar, o restaurante fica ao lado do metrô de Ternes. Onde? Ao final da Av.Ternes.

A descrição das entradas é a mais simples possível; nada de "leitos" disso ou "espumas" daquilo. Quando descrevem beterrabas em salada, recebemos beterrabas cozidas em azeite, cebola e salsa. Os "pepinos à la crème" são, pasmem, pepinos cobertos com creme de leite fresco e... voilá! Por trás da aparente falta de criatividade percebe-se que os ingredientes frescos, simplesmente apresentados, não passam de "preliminares" para o grande astro da noite: a carne.

Ao longe fez-se uma sombra. Logo me vem à cabeça uma passagem do romance de Eça de Queiroz, A Tragédia da Rua das Flores: "Os olhos, duma côr escura, tinham um olhar duro, que se fixava com insistência. Num sorriso, mostrou os dentes enormes, carnívoros, que se deviam enterrar com gula nas carnes mal assadas". Assim fiquei a admirar o tijolo que de mim, lentamente, se aproximava. Pedi um "piéce de Boeuf" e (não é brincadeira, não!) um pedaço do um boi jazia sobre meu prato.

Pedi a carne mal passada, comme il faut, para tirar o melhor da experiência. O steak au poivre é feito com um pouco de creme de leite fresco e um bom punhado de pimenta-do-reino. Tudo ao pé da letra e tudo verdadeiramente bom.

Descobre-se este tipo de lugar "batendo o pé" pela cidade, à la Roberto Leal. Aparentemente,"batem o pé assim como eu" um sem número de celebridades. O papel que cobre as mesas é repleto de dedicatórias, desenhos e charges de famosos como Jean Paul Belmondo, Jacques Cousteau e Carla Bruni, e o desfile continua: no site, o simpático dono, Jef, também aparece abraçado a Jack Nicholson, entre outros.

Aliás, Jef é um show à parte. Além de um sorriso fosforescente que, tal qual o naco de filé, pode ser avistado a alguns quilômetros de distância, distribui abraços por todos os entrantes que se sentem imediatamente em casa. Faz piadas, fala com todos e distribui tapinhas nas costas como político em época de campanha. Ao invés de panfletos, no entanto, recebemos os chocolatinhos do café embalados com seu rosto e o sorriso ímpar, na melhor pose de galã de Hollywood. Cafona, é claro, mas isso é que eu chamo de excelência em serviços! Ri tanto do papelzinho que a digestão até que foi rápida.

LES GOURMETS DES TERNES
www.lesgourmetsdesternes.com/
87, Boulevard de Courcelles - 75008
Paris

2 comentários:

  1. Cristiana, salve. Ê vidão..
    Aproveitei a passagem pra ver as novidades,e nelas essa espécie de Majórica parisiense,forçando um pouco a barra. E bota parisiense nisso. No link descubro a cara de pau e o bom humor peculiar do francês, dizendo que é melhor conhecer o dono pra arrumar uma mesa. Hehe. Também confirmo, se é que ainda precisasse, que manobrista ( manobreiro, valet) é praga mundial, já que o restaurante alardeia o "service voiturier".
    Eles têm ainda a tranquilidade de anunciar vinho da casa, decente, honesto e bon marché, um hábito que deveria ser adotado de vez no Brasil, não ? fiquei feliz de ver também que além das suculentas carnes , o tradicional escargot está lá , bem como o não menos Baba au rhum de sobremesa. E para mostrar que são franceses, parisienses mesmo, os caras encerram o serviço ( imagino que a cozinha)no almoço às 14:30 e no jantar às 21:30. E nem abrem sábado e domingo. E mesmo assim está claro que vale a pena. Uma bela trouvaille, como se diz.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a "Majórica parisiense"! Taí um termo pertinente. Quanto ao vinho da casa, ele é vendido A RODO pelo famoso Jef que, aparentemente, vende até a mãe. Os horários irritantes dos franceses se dão, em parte, graças às recentes mudanças da legislação trabalhista francesa que reduziu a jornada de trabalho. Muitos restaurantes, em protesto, passaram a fechar aos fins-de-semana. Já dei tanto com a cara na porta que você me fez lembrar que devo colocar obrigatoriamente os horários de funcionamento nos meus posts! Merci beaucoup! Ainda tem muita coisa de Paris. Estou naquele ritmo assim... 2 posts de lá, dois de outro lugar. Aguarde!

    ResponderExcluir