terça-feira, 21 de agosto de 2012

Levando o terroir pra casa - Caroline's Fine Wine Cellar, Cape Town

Estava na Cidade do Cabo num dos meus parques de diversões predileto: uma loja de vinhos.


Ainda que carregada de recomendações de críticos e amigos, escolher bons rótulos sul africanos que não chegam ao Brasil é sempre uma tarefa difícil e completamente às cegas. A prova se dá, na hora do gole e da verdade, bem depois do pagamento e do outro lado do Atlântico.

Uma moça bonita de sorriso largo e acolhedor me aborda. Despejei em seus ouvidos minha centena de recomendações às quais escutou atentamente e perguntei sua opinião: queria levar 12 rótulos, com um painel abrangente do melhor dos vinhos sul africanos e estava disposta a gastar X.

Com precisão cirúrgica, pinçou 12 exemplares de castas, estilos e regiões diferentes em menos de 5 minutos, justificando com muita base cada um deles e explicando porque, dentre os estilos e rótulos que eu pesquisara, havia um exemplar melhor e mais barato.

A moça bonita é Caroline Rillema, dona da melhor loja de vinhos da Cidade do Cabo.


Gastei exatamente a metade de minha verba e ela insistia que eu seria mais feliz assim. E fui. Provei cada um deles na volta ao Rio e nenhum, absolutamente nenhum, me decepcionou. Foram uma linda tradução do terroir sul africano que ainda trago na memória.

CAROLINE'S FINE WINE CELLAR
www.carolineswine.com
Cidade do Cabo – África do Sul
Matador Centre, 62 Strand Street
Tel: 27.21.419.8984
Aberta das 9hs às 17:30 durante a semana
Das 9hs às 13hs aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário