segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cask and the City - Birreria no Eataly, Nova Iorque


Gina é um gênio. Mas a Ruby e a Wanda não fazem feio. Por trás de um terrível trocadilho, há sempre uma grande cerveja!

Num improvável cantinho dentro do imenso complexo gastronômico Eataly, do qual já falei exaustivamente aqui, avisto uma tímida e quase inatingível hostess. Driblei uma penca de livros, uns engradados pelo chão e cheguei a um balcão que parecia totalmente improvisado. De reserva em punho, fui encaminhada ao elevador secreto.

Ao chegar no piso indicado, uma estranha sensação de “saí no andar errado” me acompanhava enquanto tateava pelo caminho tortuoso que leva à Birreria. O trajeto curioso só adiciona charme à descoberta do terraço animado do Eataly, inaugurado em junho de 2011.


Logo à direita vê-se tonéis e bombas que distribuem alegria ao agradável e amplo espaço de teto retrátil.

Por trás das bombas, as três cervejarias parceiras do projeto: Baladin, Dogfish Head e Del Borgo. Com muito charme, fabricam Ales não filtradas e não pasteurizadas, servidas ao público diretamente dos tonéis em que são acondicionadas, as chamadas “cask ales”.


As minhas companheiras de mesa foram a “Ruby”, uma American Wheat Ale feita com figos secos e sementes de mostarda; a “Wanda”, uma Mild Ale levemente escura feita com castanhas assadas (delícia); e a cativante “Gina”, uma Pale Ale que leva tomilhos frescos das montanhas de Borgorose, na Itália.

A sedutora Gina.

Além das “garotas”, há  10 opções de chope além de 30 rótulos em garrafa das três cervejarias mencionadas. Fiquei surpresa também em ver a quantidade de mesas com taças de vinho. Os rótulos, bastante limitados, são um consolo pra quem não curte cerveja mas quer desfrutar do espaço bastante agradável, do qual se vislumbra o pontiagudo horizonte nova-iorquino.


O cardápio é simples e bem italiano, mas as cervejas empurram o acento “robusto”. Há abundância de frios, como o presunto defumado do Alto Adige e embutidos, além de boa seleção de queijos, algumas saladas e poucos pratos quentes.

Pães, azeite e cerveja. Podia parar por aí mas...

Salada do dia, com alface americana, croutons,
bacon e grana padano.
Para o cervejeiro veggie: cogumelos Portobello
grelhados com pimentão e rúcula
(com "Wanda" espiando ao fundo).

Aproveite que está com a bebida certa e
experimente a tábua de queijos. Em perfeita harmonia.


Costeleta de porco.

As levíssimas batatas socadas com azeite são um dos
acompanhamentos disponíveis.

Bisteca com "salsa verde".
E pannacota pra fechar.   



Com Ruby, Wanda e Gina, o Eataly está ainda mais irresistível.

Birreria: tradução cervejeira para “a night out with the girls”.

BIRRERIA
www.eatalyny.com/eat/birreria
End: 200, 5th Avenue - Nova Iorque 
Tel: 212.229.2560

Nenhum comentário:

Postar um comentário