segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Leave the gun, take the cannoli."- Verdura Golf & Spa Resort - Sicília, Itália

Acabo de chegar na Sicília e me encantar com sua paisagem feita de rochas, arbustos, vinhedos e olivais, todos escoltados pelos mares Tirreno e Mediterrâneo, de um azul profundo. O cenário não é exuberante como o nosso (convenhamos... estamos muito mal acostumados), mas não menos impactante e encantador.

Me mandei para o canto "errado" da ilha. Errado porque todos os restaurantes da minha lista obrigatória ficam em Ragusa, Licata, Modica ou Taormina, todos há mais de uma centena de quilômetros daqui. Mas um ímã poderoso, feito duas crianças e dois adolescentes me fez procurar um destino diferente para o Verão.

Inaugurou no ano passado o Verdura Golf & Spa Resort, do grupo Rocco Forte e com a minha chancela preferida: a do Leading Hotels of the World. O complexo de 203 quartos com seus quase 2 quilômetros de costa privativa parecia ser a distração perfeita para as crianças, que de golf não entendem nada, enquanto corro atrás do meu dever-de-casa de vinhos, azeites e restaurantes.

Mal cheguei e já entornei um branco Alastro 2010 da vinícola Planeta (uma das melhores da região), feito com a uva grecanico (a mesma garganega do Veneto). Nada complexo, mas leve e refrescante, com muito maracujá. Perfeito para uma tarde de Verão como esta.

Aproveitei pra provar o azeite extra-virgem da mesma Planeta, da colheita 2009 das variedades Nocellara del Belice, Biancolilla e Cerasuola. Uma delícia, com delicioso toque de especiarias e bastante herbáceo.

Comi no bar um spaghetti ao pomodoro e basilico com a assinatura de Fulvio Pierangelini, o chef consultor que assina o cardápio daqui e também do Hotel de Russie, em Roma, de onde acabo de sair. Fulvio foi chef do restaurante Gambero Rosso, na Toscana, que entrou pra lista do 50 best, ganhou 2 estrelas Michelin e o status de ser o restaurante italiano preferido do ferrenho François Simon, crítico francês. Toda essa carga me fez ser extremamente rigorosa com o pobre spaghetti que, apesar de muito bem temperado, estava fora do ponto.


Bem, ainda nem desfiz as malas, mas prometo dar notícias diárias do sudoeste da ilha. Arrivederci!

3 comentários:

  1. Show de bola esse post.
    Deu pra sentir o aroma do azeite rs. Nao conheco o vinho nem a uva. Traz uma garrafa pro Brasil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Henrique, até levo pro Brasil... se eu conseguir não beber primeiro!

    ResponderExcluir