sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bier, Bière, Beer, Birra... BAZZAR!

Eu sei, eu sei... este é um blog que dá dicas de restaurantes em viagens. Abro uma exceção aqui pra dizer que "viajei" no mundo das cervejas artesanais que fazem a estréia no Bazzar de Ipanema no dia 6 de junho. Vejam só que maravilha a carta abaixo! Tô perdoada?


E, falando em viagens, aproveito pra postar as imagem (um tanto ridículas) que deram origem à minha obsessão por cervejas: uma viagem pela Alemanha, República Tcheca e Áustria, em 2005. 

Nota da autora: o nível de bobeira independe do teor alcoólico.






ENGLISH PALE ALE
BRASIL
Backer Pale Ale 355 ml
Esta é uma típica inglesa: ruiva, encorpada, de amargor pronunciado, com aroma frutado e complexo, de caráter marcante e paladar superior. Possui teor alcoólico de 4,8%. O líquido é âmbar, com boa presença de espuma. No aroma e no sabor, mostra malte levemente tostado, com caramelo, lúpulo, canela e um toque de banana e fermento de pão. Muito agradável e refrescante e de baixo amargor. De maneira geral, vai bem com mariscos, carne de vitela ou cabrito, carnes de caça e peixes grelhados.
BELGIAN PALE ALE
BRASIL
Eisenbahn Pale Ale 355 ml
De coloração âmbar, com paladar e amargor encorpados e complexos, tem teor alcoólico de 4,8% e é uma das únicas Pale Ale brasileiras - uma jóia rara para os apreciadores. Esta Ale apresenta sabores e aromas complexos, frutados e lupulados.
BELGIAN BLOND ALE
BÉLGICA
Leffe Blonde 355 ml
Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. A tradicional receita é a mesma desde 1240. A Leffe Blonde é seca, com aroma frutado e levemente condimentado, com toque de cravo. A cerveja possui um delicado aroma de malte e uma sutil doçura ao final. Ela é refrescante, mas possui corpo. Ótima drinkability. Final leve e suave.
Harmoniza com frutos do mar, saladas, quiche de queijo.
BELGIAN BLOND ALE
BRASIL
Medieval 330 ml
Essa cerveja de alta fermentação é equilibrada, possui aroma de malte, lúpulo floral e condimentado, com aroma frutado típico. A Medieval vem com um exclusivo lacre de cera na tampa que pode ser quebrado ou aberto com fogo, resgatando no presente o mesmo clima das tabernas da idade média. Para abrir, gira-se cuidadosamente a ponta do gargalo sobre uma chama, derretendo a cera e, limpando o gargalo antes de servir. As tampinhas são ilustradas com símbolos planetários dos alquimistas medievais para colecionar. Graduação alcoólica de 6,7%. Acompanha com perfeição vários queijos, menos os azuis, e carne de vitela, peru, pato e coelho.
MÜNCHNER HELLES
BRASIL
Bamberg Helles 600 ml
A cerveja Bamberg Helles é uma cerveja clara, de coloração amarela com uma espuma persistente. No aroma, presença do malte, pão, caramelo e floral do lúpulo. No sabor, novamente a presença do malte, mas com o amargor do lúpulo. É fácil de ser bebida e refrescante. Graduação alcoólica de 4,8 %. Harmoniza com pratos leves, não muito gordurosos e levemente temperados. Devido à sua lupulagem marcante, pode-se harmonizar com petiscos, frituras.
GERMAN PILSENER
ALEMANHA
Krombacher Pils 660 ml
A história desta tradicional marca alemã iniciou-se em 1722, com a descoberta da nascente de Krombach, ali nasceu a Krombacher Pilsner. A Cervejaria Krombacher foi fundada em 1803 em Kreutzal, Vestfália. Em 1890 produziu sua primeira cerveja Pilsen. Graduação alcoólica de 4,8 %. A Krombacher é uma típica pilsen alemã: bem lupulada, amarga e refrescante, formando um conjunto harmônico. Boa formação e duração da espuma, com aroma de lúpulo herbáceo e nota adocicada. Harmoniza com pratos leves, não muito gordurosos e levemente temperados. Ideal com petiscos, frituras.
BOHEMIAN PILSENER
TCHECOSLOVÁQUIA
Primator Premium 500 ml
A cerveja Primator Premium é uma cerveja estilo Bohemian Pilsener, o estilo no qual a cerveja Tcheca é mais conhecida no mundo. Possui cor dourada e sua espuma é de longa duração. Forte presença de lúpulo no aroma e paladar, e leve aroma de pão e biscoito, provenientes do malte. Medalha de Ouro no concurso European Beers Star 2008. Graduação alcoólica de 5,0 %. Essa cerveja de amargor elevado harmoniza perfeitamente com pratos bem condimentados, apimentados.
GERMAN WEIZEN
BRASIL
Colorado Appia 600 ml
Esta cerveja é fabricada com malte de cevada, malte de trigo e mel. Distingue-se de todas as outras no mundo por utilizar em sua composição uma mistura equilibrada de méis de abelhas africanizadas e européias. A Colorado foi a 1ª micro cervejaria do País a fabricar este tipo de cerveja com a convicção de que algum dia faria grande sucesso no Brasil.  É uma cerveja de trigo suave, leve e refrescante. Tem coloração âmbar, com creme discreto. Notas cítricas, típicas de uma weiss e teor alcoólico de 5,5%. As cervejas de trigo combinam o nosso clima e as suas propriedades adstringentes “limpam” completamente a boca deixando uma sensação muito refrescante e agradável. Este estilo de cerveja é ideal para acompanhar comidas apimentadas e até sobremesas. Devido as suas qualidades nutritivas é também a cerveja preferida entre atletas e praticantes de esportes extenuantes.
GERMAN WEIZEN
BRASIL
Dado Bier Weiss 600 ml
A Dado Bier Weiss apresenta coloração amarelo clara, turva e espuma branca e consistente. É uma cerveja Weizen típica, de alta fermentação, elaborada com maltes de trigo e cevada. O aroma agradável, cítrico, com notas de cravo e banana são as características deste produto refrescante e com boa drinkability. Graduação alcoólica de 5,0%. Excelente com frutos do mar e saladas.
GERMAN WEIZEN
ALEMANHA
Paulaner Hefeweissbier 500 ml.
A Paulaner Hefe-Weissbier é uma cerveja de trigo, de cor amarela e opaca e não filtrada. Leve, frutada, com aroma de cravo e sutilmente amarga, possui também notas cítricas no aroma e paladar. Na região da Bavária é conhecida como uma cerveja para o café da manhã, por ser leve e de fácil digestão. Possui graduação alcoólica de 5,5 % e é ideal para refeições leves como peixes, saladas e aves.
WITBIER
BÉLGICA
Hoegaarden 330 ml
A Hoegaarden contém ingredientes especiais como sementes de coentro e raspas de casca de laranja, o que lhe confere alto frescor e “drinkability”. Produzida na pequena vila de Hoegaarden, no norte da Bélgica, é uma autêntica cerveja de trigo belga, também conhecida como White Beer. A primeira etapa é um processo de alta fermentação. Depois, é engarrafada sem pasteurização e permanece em repouso por mais três semanas para que aconteça a re-fermentação dentro da garrafa. Possui coloração dourada, é turva, e apresenta espuma bem branca, consistente e persistente. Tem aroma de frutas cítricas, floral, cravo e laranja, com paladar amargo médio. Trata-se de uma autêntica witbier belga e é a mais famosa deste estilo. É perfeita para acompanhar pratos leves e igualmente refrescantes. Combina bem com saladas, peixes, mexilhões, defumados e queijos de consistência semi-dura.
WITBIER
ESPANHA
Estrella Damm Inedit 750 ml
Ferran Adrià e Juli Soler, o sommelier do premiado restaurante El Bulli e os mestres-cervejeiros da Cervejaria Damm criaram um novo conceito de cerveja, especialmente elaborada para acompanhar pratos da alta-gastronomia. A Estrella Damm Inedit é um coupage único, com mescla de maltes de cevada e trigo, com aroma de lúpulos e especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. A segunda fermentação na garrafa lhe proporciona complexidade aromática, frutada e floral, com notas doces no paladar. É uma cerveja de textura cremosa, fresca, com suave carbonatação e retrogosto agradável. Recomenda-se levar à mesa em balde de gelo e servir em taças de vinho branco.
INDIA PALE ALE (IPA)
BRASIL
Colorado Indica 600 ml
Genuína representante do Estilo India Pale Ale, esta cerveja de alta fermentação é elaborada artesanalmente com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura, visando conferir-lhe um grande corpo, amargor e teor alcoólico de 7,0%. Sua cor é avermelhada, com espuma densa e persistente. O forte aroma de lúpulo oferece notas herbáceas e florais. O paladar é de malte levemente tostado e leve doçura residual, provavelmente proveniente da rapadura. O final é longo, amargo e seco. Esta cerveja robusta é ideal para acompanhar pratos bem condimentados como carne com chilli, pato ou filé “au poivre”.
INDIA PALE ALE (IPA)
BRASIL
Estrada Real 600 ml
O estilo Índia Pale Ale foi criado pelos ingleses durante a colonização da Índia no século XVIII. A coloração é âmbar e apresenta espuma densa e consistente. No aroma, notas de levedura e lúpulo. O lúpulo ainda é mais presente no paladar, de amargor intenso e agradável, corpo suave, e final longo e seco. Combina com pratos bem condimentados, apimentados.
INDIA PALE ALE (IPA)
INGLATERRA
Meantime IPA 750 ml
Meantime India Pale poderia ser descrita como um vinho de lúpulos. Uma cerveja com leve tom acobreado, elaborada com o premiado malte Maris Otter da Maltaria Muntons Inglesa e lúpulo Fuggle e Goldings, que nos trazem notas de gengibre e sabor de doce de laranja. A Meantime IPA se torna melhor e melhor com o tempo, podendo ser armazenada por longos períodos. Graduação alcoólica de 7,5%. Harmoniza com pratos condimentados, curry, carnes vermelhas e queijos azuis.
INDIA PALE ALE (IPA)
EUA
Brooklyn Brewery East IPA 355 ml
A cervejaria artesanal Brooklyn Brewery sediada em Nova York, está entre as 30 principais cervejarias nos Estados Unidos. Iniciou suas atividades em 1988, e tem como cervejeiro o renomado Garrett Oliver. A East India Pale Ale apresenta coloração âmbar escura, aroma herbáceo proveniente do lúpulo e uma leve nota de malte caramelo. O sabor é equilibrado e tem ótima “drinkability”. Graduação alcoólica de 6,8 %. Harmoniza com pratos condimentados, curry, carnes vermelhas e queijos azuis.
RAUCHBIER
BRASIL
Bamberg Rauchbier 355ml
Cerveja defumada, de baixa fermentação, tradicional da cidade de Bamberg, Alemanha. Sua receita e ingredientes têm origem nesta cidade, mantendo assim, todo seu aroma e sabor. Graduação alcoólica de 4,8%. Harmoniza com pratos fortes como feijoada, carne de porco e lingüiças, além de ser um excelente acompanhamento para um bom charuto.
RAUCHBIER
ALEMANHA
Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen 500ml
Especialidade da cidade de Bamberg, produzida com malte original defumado Schlenkerla. De coloração castanho-avermelhada, apresenta defumado intenso no aroma e no paladar. Sensação residual amarga e seca. Graduação alcoólica de 5,1%. Harmoniza bem com carnes vermelhas, carne de porco e de caça. Salsichas e queijos defumados.
BELGIAN GOLDEN STRONG ALE – BIÈRE BRUT
BRASIL
Lust 375 ml
A Eisenbahn Lust é a primeira cerveja do Brasil produzida pelo método champenoise. Depois da fermentação e maturação normal dentro da cervejaria, o líquido é enviado para uma vinícola, onde fica por três meses e passa pelo processo de produção de champanhes. Possui aroma frutado e paladar refrescante. Apresenta perlage fino e numeroso com espuma cremosa. Graduação alcoólica de 11,5%. Esta cerveja harmoniza com sobremesas à base de frutas, queijo parmesão, gouda, gruyère, chevrotin e pont l’evèque, e ainda com queijos azuis como gorgonzola, roquefort ou stilton.
BELGIAN STRONG ALE
BÉLGICA
Deus 750 ml
Como um verdadeiro espumante, é denominada pela cervejaria como uma “Brut dês Flandres”. Tem cor clara, dourada, efervescente e com bolhas extremamente pequenas. Possui final seco com leve adstringência. Seu sabor é complexo, porém refrescante e delicado. Graduação alcoólica de 11,5%. Harmoniza com sobremesas à base de frutas, sushi e sashimi, ostras, queijo parmesão, gouda, gruyère, chevrotin e pont l’evèque, e os azuis como gorgonzola, roquefort e stilton.
BELGIAN STRONGE ALE – BIÈRE BRUT
BÉLGICA
Malheur Bière Brut 750 ml
A Malheur Bière Brut é produzida de forma original. É uma cerveja exclusiva com teor alcoólico de 11%. Após o engarrafamento, ela é fermentada três vezes na garrafa. O resultado é uma cerveja refrescante, seca, de amargor persistente e elegante. Possui coloração brilhante amarelo dourada. Os aromas são de frutas cítricas com notas de condimentos e rosas. Harmoniza com sobremesas à base de frutas cítricas.
BELGIAN STRONG ALE – TRIPEL
BÉLGICA
Tripel Karmeliet 330 ml
Esta antiga receita das freiras Carmelitas é produzida com três grãos: trigo, cevada e aveia, maltados e não maltados. Ela possui coloração dourada e espuma cremosa, e o aroma refinado e complexo tem notas de baunilha e banana. Graduação alcoólica de 8,0%. Combina com queijo brie e damasco, com pratos acridoces, peixes leves.
BELGIAN STRONG ALE – TRIPEL
HOLANDA
La Trappe Tripel 330 ml
Com um colarinho branco e persistente, esta cerveja âmbar apresenta aromas complexos, com traços de figo, ameixas, caramelo e coentro. Vigoroso, desde o início, seu corpo, com 8% de teor alcoólico, revela um paladar de mel e especiarias. Uma cerveja surpreendente e incrível. Faz um belo papel bem com carnes vermelhas, aves, frutos do mar e caça.
BELGIAN STRONG ALE – TRIPEL
BRASIL
Falke Tripel Monasterium 750 ml
A cerveja Monasterium é refermentada na garrafa e utiliza em sua formulação maltes de cevada, trigo e aveia. Apresenta aroma complexo e espuma consistente. Graduação alcoólica de 9,0%. Experimente com queijo brie e damasco, pratos acridoces e peixes leves.
BELGIAN DARK STRONG ALE – QUADRUPPEL
BRASIL
Wäls Quadruppel 360 ml
Cerveja de coloração marrom avermelhada, espuma densa e duradoura. Forte presença no aroma de notas de malte, chocolate, toffee, frutas secas e um toque amadeirado. Na boca, o amargor e os sabores de chocolate e toffee se equilibram com a doçura típica desse estilo de cerveja. Graduação alcoólica de 11,0%. A Wälls Quadruppel combina perfeitamente com carne de caça, cozido de carne vermelha, aves assadas, goulash, trufas e, como sobremesa, um tiramisú.
SCHWARZBIER
BRASIL
Bamberg Schwarzbier 355 ml
De cor preta, com espuma marrom consistente, esta Schwarzbier apresenta no aroma notas de café e chocolate, provenientes do malte. No paladar tem presença de café, chocolate e caramelo, leve amargor de lúpulo e final seco. O corpo é médio com média carbonatação. Apesar de sua complexidade no aroma e paladar, é fácil de beber. Graduação alcoólica de 5,0%. Combina com churrascos, feijoada, carnes de porco, carnes vermelhas, grelhados, charutos e sobremesas à base de chocolate. Temperatura ideal de serviço entre 6º e 10º C.
MÜNCHNER DUNKEL
BRASIL
Bamberg München 355 ml
Feita no estilo “München Dunkel”, é uma cerveja de baixa fermentação com 5,0% de teor alcoólico. Harmoniza com carnes de porco, culinária mexicana, carnes vermelhas e pratos apimentados.
PORTER
BRASIL
Colorado Demoiselle 600ml
A Demoiselle é uma cerveja escura que leva café na formulação. É uma Porter feita com maltes especiais e café da região da Alta Mogiana, em São Paulo. O nome Demoiselle é uma homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade. A Cervejaria Colorado tem como filosofia produzir estilos clássicos de cerveja agregando a eles produtos frescos regionais para adicionar um toque de brasilidade. Essa Porter apresenta espuma densa, medianamente persistente e aroma intenso de café e malte torrados. O sabor acompanha o aroma, ostentando ainda um ótimo final seco, o que confere uma excelente “drinkability”. Para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate.
DRY STOUT
IRLANDA
Guinness 500 ml
A cerveja Guinness virou sinônimo de Stout. É a marca mais famosa deste estilo e patrimônio nacional da Irlanda. De coloração negra e densa, tem creme persistente e consistente. Possui baixa carbonatação, pouco corpo, amargor longo e final seco. Graduação alcoólica de 4,2%. Vai bem com mariscos, ostras e guisados de carne. Fica interessante com queijos fortes e um tanto salgados, ou ainda com sobremesas à base de chocolate.
GERMAN DOPPELBOCK
ALEMANHA
Paulaner Salvator 330 ml
O estilo bock (e seu derivado doppelbock) é um estilo da escola alemã, de baixa fermentação, cuja principal característica é a presença de maltes caramelizados e tostados, e sua inconfundível cor avermelhada. A história do estilo remete à Idade Média, na Alemanha, e à velha necessidade dos monges católicos de produzir cerveja “fortificada” para os jejuns da Quaresma. A cor é âmbar avermelhada e na boca tem notas de malte torrado, nozes e caramelo. De consistência cremosa, suave e sedosa, tem álcool e amargor presentes, mas bem harmonizados. O final é amargo e agradável. Graduação alcoólica de 7,9%. Ótimo acompanhamento para salsichas com mostarda, goulash e ensopados encorpados. Combina com frango ou caça e sobremesas à base de chocolate.
 BARLEY WINE
ITÁLIA
Baladin Xyauyu Oro 500 ml
Frutada, lembrando vinho madeira ou Vinsanto, tem graduação alcoólica de 14%. Possui sabores intensos de sherry espanhol. Bastante licorosa, adocicada e muito complexa. A produção é bem limitada e esta cerveja deve ser consumida e vendida em pequenas doses, podendo ser servida em taças de licor.

Divirtam-se!!

3 comentários:

  1. perdoadíssima!!!
    que maravilha a sua aula de cervejas.
    beijo do seu fã Alain Gouste

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiana,

    vou complementar esse teu post, com um post que um amigo meu fez... Segue o Link...

    http://viverparacomer.blogspot.com/2010/03/cervejas.html

    Aliás o título de ambos são bem parecidos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. legal ! o Bazzar é demais

    beijos da sua sobrinha ANA

    ResponderExcluir