sábado, 8 de janeiro de 2011

Tu Vuo' Fa L'americano - Pulino´s Pizzeria, Nova Iorque

Quem conhece o Balthazar, o Pastis ou o Minetta Tavern, sabe que os donos descobriram a fórmula mágica de sucesso: ambientes fantásticos e cardápio de pratos clássicos. Já craques em casas “afrancesadas” decidiram partir para uma versão italiana. E, nada mais fácil do que... PIZZA! A casa que faltava chama-se Pulino´s, abarrotada todos os dias.
 
O charme começa pelo host, uma versão rastafári de Sean Connery: negro, alto, elegante, blasé e estilosérrimo.

A decoração é moderna e se conecta à do Balthazar através das prateleiras de vidro cheias de garrafas ao redor do salão. As mesas desiguais com os dizeres “do not cross the line” são tão lindas quanto desconfortáveis e o espaço entre elas, inexistente. Mas, quem liga?

Começamos com uma panelinha de ricotta extremamente untuosa e macia com passas, anis e pesto de ervas. Deliciosa.

Depois, tomatinhos com burrata e um “splash” de balsâmico.

As pizzas custam de 13 a 15 dólares e são feitas com massa fininha, como gosto. O pecado é misturar Grana Padano à tradicional mussarela. Ao invés de enobrecer, a gordura do queijo pesa na massa. Também não curti o suporte de alumínio da pizza. Tentava a todo custo evitar que um corte errado catapultasse o “frisbee” e lançasse minha pizza no cabelo da ruiva da mesa ao lado.

O bar é o forte da casa, com mais de 40 tipos de coquetéis diferentes, cervejas americanas e chopp, além de outras bebidas.

A carta de vinhos tem uma bossa especial: os vinhos em taça e pichet são divididos em pesos com o número 1 para o suave (light), 2 para o médio (médium) e 3 para o encorpado (full). Pedi o de número 3 para fazer frente às minhas proporções nada delicadas. O meu “full” chamado Grillo era um siciliano bem bobinho, mas o copinho baixo e a garrafa valeram a pena. Os vinhos vendidos em garrafa são americanos ou italianos e a seleção tem boa variedade e preço justo.

A Pulino´s tem vários cardápios diferentes para vários momentos do dia, do café da manhã até um petisco na madrugada. No almoço servem também sanduíches, saladas e massas. Se você busca um ambiente barulhento com gente jovem e bonita e muita badalação a qualquer hora, esse é o lugar certo.

PULINO´S BAR & PIZZERIA
http://www.pulinosny.com/
282, Bowery, NY
Tel: 212.226.1966
Café da manhã: segunda a sexta de 8:30hs às 11:30hs.
Almoço: segunda a sexta, de meio-dia às 18hs.
Jantar: segunda a quarta das 18hs à 1:00h. De quinta a sábado, das 18h às 2:00hs
Brunch aos sábados e domingos, das 10hs às 16hs, com cardápio reduzido das 16hs às 18hs.

Um comentário:

  1. Mais uma dica que anoto para ir, quando for a NY. A carta de vinhos do Balthazar fica disponível no site do restaurante e é sempre autualizada. Somente vinhos franceses e com enfase nos biodinâmicos. Um show.

    ResponderExcluir