quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Coppedè - um novo olhar sobre Roma - CapoBoi, Roma

Adoro lugares fora de circuito e, com tantas atrações em Roma, é natural que muitos não conheçam o adorável Quartiere Coppedè.


Em 1915 a Sociedade Anônima Edilizia Moderna comissionou a construção de uma zona residencial ao arquiteto Gino Coppedè, entre os bairros de Salario e Trieste. O projeto foi interrompido com a morte de Coppedè em 1927 e finalizado por Paolo Emilio André. O plano incluía a construção de 18 “pallazi” (pequenos prédios) e 27 mansões e moradias.

Fiquei encantada com o projeto, verdadeiramente original, e flanei como uma romana sem hora pra voltar. Fui acordada pelo estômago que me guiou até o CapoBoi.

Entrei numa Roma que poucos conhecem, longe do abarrotado circuito turístico. A proposta era clara: servir peixes e crustáceos frescos e excepcionais, num ambiente sóbrio, com carta de vinhos de primeira e ar condicionado geladíssimo. O resultado? Um salão cheio de executivos engravatados, com ternos de corte impecável, fechando grandes negócios.

A montagem dos pratos é totalmente anos 70, com legumes esculpidos e flores de tomate formando desenhos absolutamente infantis. Este detalhe foi esquecido logo que provamos o cannelloni com peixe, aspargos e pecorino, que estava simplesmente espetacular. E ainda, spaghetti ao vongole fresco e peixe ao molho de tomate; provas concretas de que a perfeição se revela nas coisas mais simples. A nota triste ficou por conta dos legumes grelhados um tanto secos, o que me parece um hábito em Roma. Por sorte, o que não falta são excelentes azeites para lhes emprestar untuosidade. Os pratos com bottarga também são ótima pedida. Pra arrematar um almoço divino, só mesmo uma porção de Parmiggiano Reggiano legítimo.

CapoBoi
Via Arno, 80
Tel: 06.84.15.535
http://www.capoboi.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário