A Hokusetsu é uma fábrica de saquês localizada em Sado, a maior ilha do mar do Japão. A família Hazu começou a produzir a bebida em 1886 e o nome “Hokusetsu” quer dizer “Neve do Norte”. A fábrica ainda conserva o método tradicional, em que o saquê é feito a mão, ao contrário das fábricas modernas que usam tanques de inox e computadores no processo produtivo.
O sucesso da fabricação reside na experiência e intuição do TOJI, o mestre do saquê, que fabrica a bebida apenas nos dias mais frios do Inverno usando o arroz colhido no Outono. O saquê é feito do arroz polido. Apenas os menores grãos brancos são usados para a fermentação. O seu sabor é diretamente relacionado à qualidade do polimento do grão, que representa em média 80% do seu tamanho original.
Para alguns saquês de extrema qualidade, apenas 40% do grão é aproveitado. Pra levar o nome de DAINGINJO, o saquê deve ter sido polido até pelo menos 50% do seu tamanho original. A bebida final é muito delicada e aromática. Como o próprio nome indica o HOKUSETSU DAIGINJO YK35 foi feito a partir de grãos que chegaram até 35% do seu volume inicial.
Esse saquê é exclusivo para os restaurantes Nobu ao redor do Mundo.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário