terça-feira, 2 de novembro de 2010

HOKUSETSU DAIGINJO YK35

A Hokusetsu é uma fábrica de saquês localizada em Sado, a maior ilha do mar do Japão. A família Hazu começou a produzir a bebida em 1886 e o nome “Hokusetsu” quer dizer “Neve do Norte”. A fábrica ainda conserva o método tradicional, em que o saquê é feito a mão, ao contrário das fábricas modernas que usam tanques de inox e computadores no processo produtivo.

O sucesso da fabricação reside na experiência e intuição do TOJI, o mestre do saquê, que fabrica a bebida apenas nos dias mais frios do Inverno usando o arroz colhido no Outono. O saquê é feito do arroz polido. Apenas os menores grãos brancos são usados para a fermentação. O seu sabor é diretamente relacionado à qualidade do polimento do grão, que representa em média 80% do seu tamanho original.

Para alguns saquês de extrema qualidade, apenas 40% do grão é aproveitado. Pra levar o nome de DAINGINJO, o saquê deve ter sido polido até pelo menos 50% do seu tamanho original. A bebida final é muito delicada e aromática. Como o próprio nome indica o HOKUSETSU DAIGINJO YK35 foi feito a partir de grãos que chegaram até 35% do seu volume inicial.

Esse saquê é exclusivo para os restaurantes Nobu ao redor do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário