segunda-feira, 25 de outubro de 2010

I say a little prayer for you! - N´Ombra de Vin, Milão

Se morasse em Milão já tinha meu “point”: o N´Ombra de Vin. Local de boa cozinha e, principalmente (e QUE principalmente...), ótimos vinhos.

A Enoteca fica em Brera, um dos bairros mais animados da cidade. No primeiro andar, um microscópico balcão e três mesinhas ambicionam abrigar as dezenas de enófilos que transbordam pela calçada com taças de vinho na mão.

No subsolo fica a adega, um antigo refeitório de freis agostinianos da Igreja San Marco, do séc.XV. Os amplos arcos do teto emolduram a mesa central, comunitária, perfeita para degustações, e também as mesas individuais, à luz de velas.

Todas as regiões da Itália estão muito bem representadas nesta adega que conta com mais de 3.000 rótulos. A seleção em taça só tem bons produtores. Começamos com um espumante italiano imperdível: o Franciacorta Ca´del Bosco Brut 2004. Em seguida, partimos para um Garganega, do Collina dei Ciliegi 2008, do Veneto e um Amarone Riserva 2005, do mesmo produtor, já que em time que está ganhando não se mexe.


Os pratos (mais para “tapas”) são ligeiros e perfeitos para acompanhar a bebedeira que os envolve. Comi um delicioso tartare de “fassone”. Pra quem não sabe, “fassone” é uma raça nobre de gado autóctone do Sul do Piemonte. Essa versão vinha com anchovas, ovos, cebola, mostarda da em grãos e pesto. Também devoramos um salmão sobre pão preto com cebola roxa e manteiga irlandesa e um peixe espada com tomates, batatas e feijões brancos.


Os freis agostinianos que me desculpem, mas terminei com um brinde a Baco, o “deus” dos vinhos, da ebriedade e dos excessos.

N´OMBRA DE VIN
Via San Marco, 2 - Brera
Milão
Fechado aos domingos
02.659.9650

Um comentário:

  1. Babando com o boi e os peixes. E rindo com os agostinianos. Cuidado com eles; tem uns que nascem em agosto! Só mesmo Baco pra transformar agosto em mês dos degustas... ai. Tá vendo por que você é minha autora preferida?

    ResponderExcluir