domingo, 24 de outubro de 2010

Ditadura à Milanesa - Trattoria Milanese, Milão


Um letreiro em neon confirmava o endereço. A porta tímida desembocava num salão apagado que labirinticamente levava a outro que se sugeria "vivo". Entramos pelo buraco da fechadura da Alice na forma de uma passagem por dentro de uma estante e topamos com a dona da trattoria. De cara, afirmou: "Buongiorno. Se quiserem ficar aqui, só podem comer ‘ravioli’ com carne ou ‘troffie’ genovese ao pesto. A cozinha fecha daqui a pouco." O tom era firme, mas doce. Silenciosamente acatamos... às ordens e ao estômago. 


Assim foi nossa entrada na Trattoria Milanese, um marco na cidade, servindo comida tradicional desde 1919. Os pratos impostos... errr...“sugeridos” estavam deliciosos, com montagem e ingredientes simples, mas perfeitamente executados.

O ambiente é totalmente informal, com uma mesa de canto servindo de dublê de escritório e a bandeirola da final Liverpool/Milan de 2007 na parede.

Com mais sorte, um grupo de ingleses sentou ao nosso lado e foi atendido por um desavisado garçom que ainda oferecia o cardápio completo. Fiquei salivando com a costeleta à milanesa, fartíssima, e observando os suspiros do grupo a cada garfada.

Abandonamos o ressentimento em relação à nossa ditadura particular e decidimos partir para os queijos.

O Gorgonzola e o Taleggio, produzidos nos arredores de Milão, são divinos e em nada se assemelham às marcas disponíveis no Brasil. Na Itália, os originais têm uma textura untuosa que recobre a língua. No gorgonzola, a pungência do mofo vem depois, abrindo o paladar e mostrando potência, sem perder a ternura. O Taleggio derrete na boca com um efeito similar ao do Camembert ou ao do Catupiry original.

Pedimos um Barolo Cannubi 2004, Marchesi di Barolo para regar toda a festa. Um exemplar maravilhoso do Piemonte, parrudo e frutado, com final lembrando chocolate.

Ao final a dona pergunta: sobremesa? Ergui a sobrancelha na esperança de questionar quais. Antes que o fizesse, ela, em resposta, baixou ligeiramente o cenho e descendo duas oitavas afirmou: “tiramisù”. De olho nas minhas medidas, decidimos dividir a sobremesa. O tiramisù delicadíssimo, com mascarpone (este sim!) na medida, me seduziu de tal forma a ponto de quase esconder a colher do adversário.
Bati continência e exclamei: Arrivederci!. Na saída, os dizeres: "Mangiamo per Vivere e Viviame per Mangiare". Um restaurante que estampa um ditado como este na parede só podia dar bom resultado.

TRATTORIA MILANESE
Via Santa Marta 11, Milão, Itália
02-864-5199

3 comentários:

  1. Que delícia. Dava meu reino por esse prato de queijos e esse tiramisù...

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela DICA, foi um dos melhores restaurantes nas 2 semanas de Italia, o "Bife a Milanesa" estava divino.
    DICA: é bom reservar, fomos sem, mas conseguimos porque estava cedo e tinhamos horário para deixar a mesa, mas valeu a pena.

    ResponderExcluir