segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Meu reino por um porco! - Maialino, Nova Iorque

Na bolsa de restaurantes nova-iorquina, o porco está em alta! É porco de focinho a rabo, em todos os cortes e preparos. Chique, simples, tamanho-família ou “nouvelle-porquinho”, é lombo, presunto e bacon pra todo lado! Fosse eu um suíno, gostaria que meu destino fosse selado na Bairrada, em Portugal, ou no Maialino, em Nova Iorque.



O cardápio do Maialino, no entanto, vai muito além das bochechas do mamífero; passeia por toda a Itália, em preparações simples e fartas. É programa para a família inteira que pode se distribuir pelas inúmeras mesas com toalhas quadriculadas.


O empreendimento de sucesso tinha que ter o dedo de Danny Meyer, o restaurateur mais onipresente de que se tem notícia. São dele o Gramercy Tavern, Tabla, Eleven Madison Park e Union Square Café, entre outros. Todos restaurantes de sucesso, felizmente longevo. Danny descreve a casa como uma trattoria romana, o que pode até ser verdade na alma da cozinha, mas o espírito da “deusa Manhattan” se faz presente no serviço rápido, na preocupação com o giro, na distância entre as mesas e nos adjetivos usados pelos garçons.



Uivo ao pensar no “Malfatti à Maialino”, lascas grosseiramente cortadas de massa feita na casa, com nacos de lombo de porco e rúcula banhados em caldo de limão siciliano e queijo Pecorino Romano. Não dá pra descrever o quão simples, delicado e maravilhoso é o prato. Também muito leves são as fatias de peixe espada com compota de cebolas ou as fatias de presunto, ambas as entradas defumadas na casa. O peito de frango com farinha rústica moída no restaurante foi um sucesso entre as crianças. Mas me encantei também pela cremosa pannacotta perfumada com sálvia e gordas framboesas em cima.



Há inúmeras opções de massa, uma correta carta de vinhos com foco em Itália e cervejas do Lazio, Piemonte, Friuli e Alto Adige.



Se a fome for grande e o grupo também, basta pedir um item que está fora do cardápio base: o “Maialino” (porquinho inteiro) assado, a U$72.00. O preço é puxado, mas o prato é para três. Não sei se para três pessoas ou para hibernarmos os três meses seguintes. Só sei que vale a pena.


MAIALINO
http://www.maialinonyc.com/
2, Lexington Avenue – Nova Iorque
(212) 777.2410

Um comentário:

  1. Que maravilha! Impossível não comentar a sua resenha. O frango que me perdoe, mas o porco é fundamental. Pediria, sem dúvida, o porquinho inteiro com direito à hibernação trimestral. Você é uma escritora de mão cheia: texto impecável com aquela pitada de graça que faz toda a diferença. Parabéns!

    ResponderExcluir