sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRAGA, com "K" - Kogo, Kolkovna

Costumava me gabar do meu ouvido para línguas. Podiam ser 2 ou três frases, mas me esmerava em pronunciá-las perfeitamente. Para as línguas mais inacessíveis, tenho uma regra de ouro: jamais entro em um país sem saber dizer ao menos "obrigada" e "por favor". Assim fiz em Praga. Devia ter desconfiado que meu orgulho iria por água abaixo com uma língua que acentua a letra "c". Ainda assim, entrei de cabeça erguida numa livraria logo na chegada. Depois de ótimas dicas do livreiro tcheco, em inglês, mandei meu bem ensaiado:

- děkuji! (obrigada) - e dei aquele sorrisinho assim de: "ahã, viu como eu mando bem?").
Ele, muito educadamente, replicou:
- no, it´s děkuji!.
Eu disse:
- claro! děkuji.
- Yes, but it is not quite like that... it´s... (e com um biquinho irreproduzível, mandou um děkuji caprichadíssimo!).
Já com meu orgulho surrado e com cãimbra nos lábios, ensaiei um apreensivo:
- děkuji?
Ele, com um sorriso impaciente, repetia:
- no, no, no, no: děkuji!
Depois de seis tentativas que garfaram minha auto-estima, lancei um "thank you" para aliviar o pinçamento na coluna e saí assumindo a derrota.

A experiência, logo na chegada, me fez adotar o sorrisinho suplicante/feliz como um "por favor/obrigado universal" daquele momento em diante. Funciona do mesmo jeito, e com menos dor de cabeça.

Curti particularmente dois "momentos" bem distintos em Praga: um restaurante badalado, de um lado, e uma cervejaria animada, de outro. A única coisa que têm em comum é a letra k e um reconfortante cardápio em inglês.

KOGO
Havelská 499/27, Praha 1
Tel. 224 210 259
Virou imediatamente nosso "porto seguro". O lugar é improvável: fica atrás de uma galeria que sai de uma das ruas principais da cidade, e é preciso muita persistência pra chegar lá. A galeria é acanhada, com pé direito baixo e você jura que daquele mato não sai cachorro, mas o fato é que adoramos. O serviço é simpatissíssimo! Tão simpático que, com poucos dias em Praga, fomos lá duas vezes. A comida é contemporânea, a carta de vinhos correta, tem pizzas finíssimas e o clima à noite é delicioso. Só gente bonita!

KOLKOVNA 
V kolkovně 8
110 00 Praha 1
Tel: 224 819 701
Super agradável. O clima é: barulho, cerveja, grandes grupos, gente de todas as idades. Faz parte de um grupo que tem mais 6 restaurantes, cada um com um conceito. A comida é típica, com muita carne de porco, sanduíches saborosíssimos e ambiente jovem e despojado. Tem cerveja da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário