terça-feira, 6 de outubro de 2009

INVASÃO ITALIANA EM PARIS! - L´Enoteca e L´Osteria

Pois é... nós somos aquela horda de turistas que invade Paris em busca de um bistrôzinho clássico, de um bom Coq auVin. Enquanto isso, os franceses se deliciam com as várias opções de restaurantes italianos da cidade.

Duas boas dicas:

A primeira é o L´ENOTECA, que tem o aval de melhor bistrô italiano de Paris pelo Guide Lebey. O lugar é simples e, apesar de ter 2 andares, vive absolutamente lotado. Reservas são imprescindíveis para conferir a carta de vinhos curta mas perfeita, com rótulos italianos de primeiríssima. No andar de baixo, uma enorme mesa de antipasti tratou de me abrir o apetite (não que me faltasse, claro...).  Pra quem não gosta de se perder em opções, a boa notícia é que o cardápio é curtíssimo. Vale lembrar também que em Paris não se encontra peixes frescos. O trio de peixes vem, em geral, com hadoque defumado e afins. Comi uma entrada divina com queijo de cabra ultra untuoso, tomates e berinjela finíssima marinada e grelhada. O ponto extra vai para a participação da massa fresca, que adoro. E, para fechar com chave de ouro: os garçons são gentilíssimos e me contaram que tem um paraense na cozinha!

25, Rue Charles V
75004 Paris, France
01 42 78 91 44

A outra dica é difícil de achar no mapa. Se tivesse um guia, esse bistrô escondidinho tava lá. Trata-se do L´OSTERIA, que fica na Rue Sévigné, pertinho da Place des Vosges. Não tem placa, nome na porta, nada. Só o número 10 e uma tímida janelinha para a rua. A comida é excelente, também simples, mas muito farta mesmo. Pedi uma entrada com rúcula e parmiggiano (legítimo!) que vinha com uma quantidade considerável de ambos. O garçom trouxe ainda umas fatias de presunto cru cortado na hora, "de chorar"! Os pratos principais são clássicos e com várias opções com frutos do mar e alguns risottos excelentes são servidos para 2. Ótimo tagliatelli ao ragu d´agnello com toque de canela.  A pannacota com coulis de morango, modéstia à parte, é como a do Bazzar: untuosa e aerada. Carta de vinhos também curtinha mas com bons rótulos como o Sito Moresco 2006, do Gaja. Vá cedo ou reserve. São só 20 lugares.

L´OSTERIA
10, Rue Sévigné
75004 Paris, France
01 42 71 27 92‎

2 comentários:

  1. Muito legal o blog! E... viva o L'osteria, com seus gnocchis e risottos divinos!
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Paulo! E viva nós e nosso estômago de elefante preparado para devorar o que há de melhor mundo afora, não?

    ResponderExcluir