terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sobre nomes e outros - Public, Nova Iorque



Meu pai nasceu em 1916 e era um verdadeiro “pai-avô” que decidiu casar-se e ter filhos depois dos 50 anos. Era o caçula de nove irmãos. 

À época, eram comuns os nomes duplos, com o primeiro nome homenageando um parente e o segundo, um padrinho, amigo ou personagem ilustre. O resultado era, naturalmente, uma catástrofe. Uma salada nada harmônica para os ouvidos: José Maria, Renato Adolpho, Henrique Aníbal, Joel Cristiano, Graziella Alda, Raquel Eunice, Gilda Alice, Celeste Margarida e... Ivo, que se salvara com o nome único e simples graças ao fato de ter sido adotado.

Corta a cena. Nova Iorque, 2013. Meus olhos passeavam pelo cardápio do Public, restaurante em Nolita. 

Avistei uma salada de lentilhas com vagens, abacate, noz pecã, melaço de romã, óleo de abacate e mini gema de ovo. Em seguida, me deparei com uma truta da Tasmânia com purê de cenoura e cardamomo, funcho refogado no hibisco, grão de bico e edamame. Parei.

O nome dos ingredientes não casava com a memória dos sabores. Era Celeste Margarida do início ao fim.


O ambiente do restaurante é lindo. Um salão mais intimista, com música baixa e bem iluminado antecede um outro imenso, com pé direito alto e um bar bastante disputado. O rock nos ouvidos e o cardápio eclético nas mãos compõem o cenário perfeito pra casais jovens e ousados que buscam combinações não convencionais.

Para a minha absoluta tristeza, a luz era baixíssima e as fotos ficaram bastante ruins. 

Começamos com a salada de lentilhas, a dos 200 ingredientes.


Em seguida, a língua de wagyu grelhada com iogurte de manteiga queimada, anéis de cebola e relish de gengibre e cebolinha. 


O melhor dos pratos, um cavatelli de ricota com bolonhesa de cenoura, manjericão tailandês e pesto de castanha de caju.


A sugestão do dia era o tio Ivo: um simples robalo com caranguejo gigante.

A sobremesa, como não poderia deixar de ser, era uma torta de limão com yuzu, sorbet de côco com merengue, limão kafir e macadâmias caramelizadas.


Cheguei ao fim do jantar com a certeza de que suprimiria, sem pestanejar, um quarto dos ingredientes de cada descrição simplesmente pra que ficasse mais palatável, já que a presença dos sabores era harmônica e sutil.

Ah, sim... Meu pai se chamava Helio Marcos. Um nome que aprendi a amar. Você pode até não gostar da combinação, mas o resultado tanto no caso dele quanto no de meu irmão homônimo, foi indiscutivelmente adorável.

PUBLIC
www.public-nyc.com
210, Elizabeth Street
(entre Prince e Spring)
tel: 212.343.7011

Horários:

Jantar:
Segunda a quinta, das 18hs às 23hs.
Sextas e sábados, das 18hs à meia-noite.
Domingos, das 18hs às 22:30hs.

Brunch:
Sábados e domingos, das 10:30hs às 15:30hs.







Nenhum comentário:

Postar um comentário