domingo, 11 de novembro de 2012

Fato relevante - Boulud Sud, Nova Iorque


Era de se esperar. A euforia causada por sermos quatro grandes amigas milagrosamente juntas numa viagem a Nova Iorque fazia com que quatro monólogos concomitantes se disfarçassem em diálogo. De tempos em tempos algum fato relevante silenciava as outras três, mas devo admitir que era momento raro.

Eis que lá pela 56 com Madison, alguém exclama: “a nossa reserva!”. A quinze minutos e treze quadras de distância em pleno "rush", jamais chegaríamos a tempo, a pé ou num táxi.

Enquanto discutíamos (ao mesmo tempo, claro) uma solução para o problema, campainhas estridentes prenunciavam: “Pedicab? Pedicab?" na figura de um oriental e um porto-riquenho.

Os pedicabs, ou ciclo riquixás sempre me envergonharam. Olho pro meu tamanho e chego à conclusão de que a vítima não me merece por nenhum dinheiro do mundo. Ainda assim, constrangida e premida pelo tempo, aceitei. Presenteamos cada trator humano com mais de uma centena de quilos e torcemos pelo melhor.

O ciclista que levava minha irmã e uma amiga
ganhava distância a cada pedalada,
o que me convenceu imediatamente
a comer menos no jantar.
O sofrimento imposto aos pobres ciclistas causou inúmeros ataques de riso com lágrimas, tão constrangidos quanto histéricos, enquanto vencíamos as quadras que cruzavam a Central Park West. 

A gorjeta foi proporcional aos quilos adicionais e ao prazer sádico que gerou nas passageiras. Invadimos o restaurante com humor ímpar, retomando os monólogos egoistamente animados.

Sou fã dos restaurantes do Daniel Boulud, mas aquele ambiente, confesso, não me disse absolutamente nada, desde os sofás “boludos”, com o perdão do trocadilho, aos quadros de gosto duvidoso com suposta inspiração mediterrânea pelas paredes. Enfim, fomos ao trabalho:

Começamos com a salada grega. Deliciosa.
Simplicidade é sempre tudo quando os ingrediente são fantásticos.
Tartine de ouriço e caranguejo, com azeitonas verdes,
creme de limão e torradinha de centeio e algas
Vieiras com cebolas assadas, folhas e creme de ervilhas.
Velouté de cebola “vidalia” e pesto de alho selvagem.
Linguini com amêijoas.
Lombo de cordeiro picante com couscous m’hamsa,
iogurte e berinjela algeriana.
Por fim, um delicioso Côte-Rôtie regando a refeição. 
Nenhum dos pratos se tornou um fato relevante o suficiente a ponto de calar as alegres comensais. Ainda assim, tivemos uma noite muito agradável. Moral da história: vá, que seja de riquixá.



BOULUD SUD
www.danielnyc.com/boulud_sud.html
20, West 64th Street (entre Broadway e Central Park West) - Nova Iorque
Tel: 212.595.1313
Almoço:
segunda a sexta: meio dia às 14:30hs
sábados e domingos: meio dia às 15hs
Jantar:
segunda a sábado: das 17hs às 23hs
domingos: das 17hs às 22hs




3 comentários:

  1. Um casal de amigos foi recentemente e gostou muito. Embora nao tenha sentido tanta emoção em seu texto, as fotos estão lindas. Proxima vez, em NYC vou de riquixá!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Confesso já ter ido embora do "Le Bernardin" montado em um Pedicab, era o que havia disponível no momento da forte chuva. Foi mais divertido que o jantar.

    Ivan Marchetti

    ResponderExcluir