segunda-feira, 12 de março de 2012

Casa comigo? - Jordan Wine State, Stellenbosch - África do Sul

Quem conhece um pouco de queijos e outro tanto de vinhos sabe que esse casamento não sobrevive à lua de mel. Com raras exceções, o sal, a elevada acidez e a textura viscosa dos queijos, batem de frente com os taninos do vinho e podem levar a parceria pro buraco.


E, por falar em batidas e buracos...

É possível transcorrer os 1.950 km de estrada que ligam Cape Town a Maputo e não avistar um buraco sequer (impensável para nós brasileiros, eu sei...). Um passeio até a região vinícola de Stellenbosh, a apenas 50km da cidade, é portanto uma escolha segura, com direito a céu (e chão) de brigadeiro.


E, por falar em vinícolas e brigadeiros...
(não o posto, e sim a guloseima)

É impressionante a quantidade de fazendas em que o brilho dos vinhos é equiparável e, por vezes, ofuscado pelo dos excelentes restaurantes que abrigam, a começar pela Jordan Wine State, vinícola muito bem avaliada pelo crítico local, John Platter.


Ao entrar no restaurante, meu olhar vacilava entre a cozinha aberta e contemporânea e os bucólicos vinhedos de Stellenbosch escancarados à sua frente. A decoração espartana funciona como lente de aumento sobre a paisagem e a varanda é, sem dúvida, o ambiente mais disputado.


Escolhemos um Chardonnay Reserva 2007 delicioso, com a cotação máxima de 5 estrelas de Platter.


O símbolo da Cape Winemakers Guild significa que é um vinho especial, escolhido como representativo da qualidade da casa. A associação reúne alguns dos melhores enólogos da região do Cabo e promove seus vinhos com leilões e palestras.

Comecei com a delicada entrada de figos grelhados com mozzarella de búfala, rúcula e porto, com crocantes sementes de abóbora que lhe quebram a doçura.


A gráfica salada de gazpacho com pepinos, croutons de azeitonas e pesto, rimava com as obras de arte contemporânea das paredes.


O pescoço de cordeiro assado por 12 horas com kromeskis (croquetes) de cordeiro, repolho, fondant de batatas e espinafre cremoso, que prova que “carne de pescoço” pode ser uma expressão muito injusta.

Depois a merluza com molho verde, salada de ervas finas e flores de alho-poró em picles.


A mesa inaugurou as sobremesas com um pedido etílico: sopa de cerejas pochê no riesling, com pannacotta de baunilha e crocante de brandy.



Torta de ameixas caramelizadas com purê de ruibarbo e sorvete de baunilha.


O suflê de mel com semente de papoula estava delicadíssimo e hipnótico, como atestou a rigorosa crítica presente. 


Ao final da refeição e do vinho, troquei minha sobremesa por um belíssimo prato com queijos garimpados em fazendas produtoras da região e envelhecidos na Cheese Room da vinícola, de onde tive sérias dificuldades de sair.

Dá pra passar uma tarde explorando tão somente os diversos queijos da casa:


Dalewood Brie, de Stellenbosch, Western Cape
Witzenberger, da Fazenda Kimilili, em Tulbagh, Western Cape
Crottin, de Fairview, Western Cape
Karoo Blue (parecido com stilton), Langbaken, Northern Cape
Gruyère envelhecido por 12 meses, Klein River, Western Cape
Underberger Old, Underberg, KZN

E por falar em estradas, vinhos, queijos, arte, paisagem e pratos, ninguém é obrigado a se casar com ninguém, mas garanto que vai ser muito difícil pra você não “harmonizar” com tudo isso.


Jordan Wine State
www.jordanwines.com
Stellenbosch Kloof Road, Vlottenberg, Stellenbosch
021 881 3441

Almoço: de segunda a domingo, de meio-dia às 15hs.
Jantar: quintas, sextas e sábados, a partir das 18:30hs.



3 comentários:

  1. Olá. Estive aqui dando uma olhada. Muito legal aqui. Apareça por la. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Se queijos nao combinam com vinhos, salvo raras excecoes, como vc diz, devemos comer queijo bebendo o que? (O resto do mundo harmoniza mto bem queijos e vinhos, ora com vinhos brancos, ora com tintos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade poucos queijos combinam com poucos vinhos. São raras as combinações felizes como a do Roquefort com Sauternes ou Stilton com Porto, por exemplo. Se você, como eu, é amante da parceria, talvez goste dessa compilação que fiz de vários guias especializados no assunto:

      VINHO & QUEIJO
      A idéia de que o queíio e o vinho se casaram no Paraíso não se confirma peIa experiência. Os bons vinhos tintos são exterminados pelos queiios fortes: só os brancos doces ou agudos sobrevivem.

      Apesar das exceções, há alguns princípios a lembrar: quanto mais duro o queijo, mais tanino o vinho pode conter. E quanto mais cremoso o queijo, maior acidez se requer do vinho.

      A principal exceção constitui um terceiro principio: geralmente, vinhos e queijos de uma mesma região simpatizam-se mutuamente.

      O queijo se classifica por sua textura e pelo tipo de casca; assim, a aparência do queijo é indicadora do tipo de vinho mais adequado para acompanhá-lo. Os queijos mencionados são apenas exemplos das muitas centenas que existem.

      FRESCO, SEM CASCA - CREMOSO, CRÊME FRAICHE, MOZZARELLA, MASCARPONE (SEM VEIOS AZUIS) Branco leve e ereto - Côtes de Duras, Bergerac, Vinho Verde, brancos ingleses sem carvalho; ou rosé - Anjou, Ródano; Bordeaux tinto muito leve, muito jovem, muito fresco, Bardolino ou Beaujolais.
      QUEIJOS DUROS, ENCERADOS OU OLEADOS, POR VEZES EXIBINDO MARCA DE TECIDO - familia Gruyére, Manchego e outros espanhóis, Parmesão, Cantal, Comté, Gouda envelhecido, Cheddar e a maioria dos ingleses "tradicionais" A generalização é especialmente difícil; Gouda, Gruyére, alguns espanhóis e uns poucos ingleses complementam bons claretes, Cabernets e grandes vinhos Shiraz/Syrah, mas queijos fortes exigem vinhos menos refinados, de preferência locais. Queijo vermelho holandês Mimolette envelhecido, adocicado e granulado, bem como o Beaufort, funcionam bem com os melhores Bordeaux maduros. Também Tokay Aszú.
      QUEIJOS AZUIS: Roquefort pode ser maravilhoso com Sauternes, mas não generalize para outros azuis. É a doçura do Sauternes, em especial envelhecido, que fornece complemento ao salgado do queijo.
      A combinação entre Stilton e Porto, de preferência âmbar, é clássica. Oloroso envelhecido e intenso, bem como amontillado, Madeira, Marsala e outros fortificados funcionam com a maioria do azuis.
      CASCA NATURAL (GERALMENTE EM QUEIJO DE CABRA), COM BOLOR CINZA AZULADO (QUANDO CURADO, A CASCA SE ENRUGA E É ÀS VEZES RECOBERTA DE CINZAS - COMO NO ST-MARCELLIN) Sancerre, Valençay, Sauvignon fresco e leve, Jurançon, Savóia, Soave, Chardonnay italiano, brancos ingleses (com leve carvalho).
      QUEIJOS MACIOS COM CASCA RICA, DE BRANCO PURO QUANDO PASTEURIZADOS OU PINTALGADA DE VERMELHO: BRIE, CAMEMBERT, CHAOURCE, BOUGON ("CAMEMBERT" DE LEITE DE CABRA) Se o queijo é branco e meia cura, Borgonha branco totalmente seco, ou do Ródano; se curado, um potente e frutado St-Émilion, Pinot da Europa Oriental, Shiraz/Syrah australiano jovem (ou do Ródano).
      QUEIJOS MACIOS DE CASCA LAVADA, COR LARANJA-AVERMELHADA, PEGAJOSA - LANGRES, ÉPOISSES MADURO, MAROILLES, CARRÉ DE L'EST, MILLEENS, MUNSTER: tintos locais, especialmente para queijos da Borgonha; tintos vigorosos como Languedoc, Cahors, Côtes du Frontonnais, corsos, do Sul da Itália, da Sicílía, Bairrada. Também brancos poderosos, especialmente Gewürztraminer e Muscat da Alsácia.
      QUEIJOS SEMIMACIOS, COM CASCA CINZA-RÓSEA, UM TANTO ESPESSA - LIVAROT, PONT-L'EVÊQUE, REBLOCHON, TOMME DE SAVOIE, ST-NECTAIRE: Bordeaux, branco potente, Chardonnay, Pinot Gris alsaciano, Riesling puxado para o seco, brancos do Sul da Itália e Sicília, Rioja branco envelhecido, xerez oloroso seco. No entanto, os queijos mais fortes desse tipo matam a maioria dos vinhos.

      Excluir